PCdoB participa de encontros de mulheres em Honduras
Honduras foi sede de dois importantes encontros de mulheres dirigentes de partidos políticos das Américas do Sul e Central, que reuniu importantes lideranças como Xiomara Castro de Zelaya, mulher do ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, que está sendo cotada por seu partido como candidata à presidência do país, em 2013. “Foi uma agenda importante para fortalecer a relação entre os países da região”, afirmou Liege Rocha, secretária Nacional da Mulher do PCdoB, presente nos eventos.
Publicado 05/09/2012 18:37
Nos dias 24 e 25 de agosto, elas se reuniram no Encontro Mesoamericano de Mulheres de Esquerda e Progressistas, promovido pela Rede Mesoamericana pela Democracia (Remade), em Tegucigalpa, capital hondurenha. Na manhã do dia 25, houve um ato público pela candidatura de Xiomara, que Partido Liberdade e Refundação (Libre), fundado após o golpe, em 2009, sofrido pelo então presidente Manuel Zelaya.
Também esteve presente Laisy Morieré, presidenta da Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e Caribe (Copppal) e secretária nacional de Mulheres do PT.
Durante à tarde, Liege participou da Mesa “O papel das Mulheres na Construção da Paz e da Democracia na América Latina”, juntamente com outras dirigentes de partidos políticos.
Já nos dias 26 e 27 de agosto, também em Tegucigalpa, aconteceu o 12º Encontro Regional de Mulheres de Partidos Políticos, dentro da reunião do Parlamento Centro-Americano (Parlacen), que teve como tema central de discussão os resultados da Rio+20 e perspectivas de desenvolvimento. A reunião de mulheres foi convocado pela Comissão da Mulher, Criança, Juventude e Família do Parlacen.
"No grupo de trabalho sobre a participação da mulher nos espaços de poder, alguém perguntou que era do Brasil e eu fiz uma intervenção, falando sobre a minireforma que fizemos", destacou Liege, que foi a convite da Copppal, se referindo à reforma que tornou obrigatória a presença de pelo menos 30% de candidatas mulheres, em cada partido, bem como a destinação de recursos do Fundo Partidário para a formação de lideranças femininas.
A secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére, que preside a Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e Caribe (COPPPAL), também esteve presente, além de partidos do Foro São Paulo.
Deborah Moreira
Da redação