Comissão discute qualidade do sinal de telefonia móvel

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promove nesta quarta-feira (5) audiência pública sobre a qualidade do sinal de telefonia móvel no País. Foi convidado o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel,) João Batista de Rezende.

O debate foi proposto pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo ele, o objetivo é saber quais providências estão sendo tomadas pela Anatel para solucionar os problemas enfrentados pelos usuários de telefonia móvel.

Para Eduardo Cunha, a decisão da Anatel que limitou a venda de novos chips de diversas operadoras durante 11 dias, entre julho e agosto deste ano, não pode ser adotada como forma de solucionar o problema dos congestionamentos nas linhas telefônicas.

"Necessariamente, a proibição da venda de linhas não é uma coisa muito normal, muito usual de ser feita no mercado. O que você pode fazer é controlar a utilização da linhas, regular a forma e o preço pelos quais as linhas estão sendo utilizadas e a partir daí certamente vai melhorar o serviço."

Eduardo Cunha informou que as empresas de telefonia móvel também serão ouvidas pela Comissão. Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor mostram que as operadoras de telefonia celular são responsável por nove por cento do total de reclamações.

Fonte: Agência Senado