Confraria dos Poetas lança 3ª antologia em SP

É setembro e, antes que a primavera se faça em cores, a Confraria dos Poetas, entidade que reúne amantes da poesia de todo o Brasil, presenteia o público com uma policromática edição. Sua 3ª Antologia é fruto da reunião de 22 poetas de diversas partes do país, com diferentes estilos e estéticas, alguns com obras já publicadas, outros estreantes. Uma profusão de temas e sensações.

confraria dos poetas

O lançamento da 3ª Antologia acontece no próximo dia 13 de setembro, às 19h, na Casa das Rosas, que fica na Av. Paulista, 37, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Sob esse perfil miscigenado, a publicação, que embora seja impressão preta em 256 folhas brancas, mistura as tintas da contemporaneidade com o desejo de se expressar na paleta multiforme da cultura nacional. O resultado é uma considerável mostra da produção literária atual.

Diversidade é a palavra de ordem da Antologia. Diversidade de autores, entre os quais é possível encontrar o jornalista, o estudante secundário, o rapper, o universitário, o servidor público, o professor, o filósofo, o revolucionário, o artista plástico, o blogueiro, o twiteiro. Gentes de todos os tipos. Os diferentes unidos, democraticamente, pela cumplicidade com a percepção apurada de um mundo em alta velocidade de transformação.

A busca do diverso foi mesmo o norte para a seleção dos participantes da 3ª Antologia. "A prioridade foi a diversidade de estilos e conceitos estéticos. Trabalhamos com a diversidade territorial também", atesta o presidente da Confraria dos Poetas, Éric Meireles de Andrade, também presente na 3ª Antologia.

Na obra, o público vai passear entre contrastes, alternando cenários urbanos e bucólicos, sentimentos de amor e de revolta, a natureza e o artifício, a liberdade e o trabalho, o sonho e as mazelas humanas, o saudosismo e a crítica social, o clássico e o iconoclasta. Tudo no caldeirão borbulhante da potência da palavra, com as quais certamente o leitor vai se identificar.

A proposta da Confraria é escancarar as gavetas da produção poética, estimulando a leitura e popularizando a prática. Segundo Éric Meireles, "mais que reunir poetas, a Confraria veio para valorizar o poeta vivo, que tem a dificuldade em editar seus livros e apresentar sua lírica". Nesse sentido, é objetivo da organização alinhar a produção literária com políticas públicas. "Nesta 3ª Antologia, conseguimos o apoio da secretaria de Cultura de Marília, que viabilizou a participação de 10 poetas da cidade e receberá como contrapartida, quantitativo de livros para as bibliotecas das escolas municipais", explica.

Iniciativas como estas, apontam para um futuro promissor. Para além dos limites do livro, o lançamento da 3ª Antologia ainda vai contar com uma novidade. Todo o evento será transmitido ao vivo através do blog da Confraria do Poetas (www.confrarios.blogspot.com.br ). O que atesta, mais uma vez, o intercâmbio de linguagens e a sintonia dos poetas com a modernidade. E, se é da inquietude que nasce a poesia, certamente ela será sempre tão viva quanto o pulso de quem a faz.

Novas propostas da confraria

Um dos grandes problemas do artista, do escritor, é exatamente sair do mundo criativo para o mundo prático, quando se trata de gerir a produção cultural e torná-la acessível ao público. Neste ponto, a Confraria dos Poetas se apresenta como parceira estratégica.

"Hoje queremos incentivar a organização dos Poetas, através das 'Ágoras Poéticas' que podem ser uma organização poética de uma cidade, de um bairro, de uma rua, de um grupo de amigos de internet ou qualquer lugar que haja mais de três poetas se comunicando, falando e escrevendo poesias. Além das 'Ágoras Poéticas', temos alguns projetos de políticas publicas, como realizar a Capital Brasileira de Poesia, a distribuição de nossas antologias em todas as bibliotecas publicas do Brasil", aponta Éric Meireles.

A Confraria dos Poetas é uma OSCIP nacional de poetas e amantes de poesia, que nasceu em 2004, em São Paulo. Já realizou duas antologias nacionais – com seis lançamentos em todo o Brasil, três saraus (Sarau do Genestra e o Sarau em parceria com o Cineclube da Augusta e o Café DuCélio) e um curso de Poesia Falada no Clube da Cidade Raul Tabajara, em 2005.

Serviço:
3ª Antologia (RG EDITORES): R$25,00 Mais informações: confrariadospoetas1@gmail.com