Margarida (PT) assume a liderança na disputa em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o prefeito Custódio Mattos aparece na terceira colocação

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2, nos dias 14 e 15 de agosto, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, mostra a ex-reitora Margarida Salomão (PT) na liderança da corrida pela prefeitura. Ela tem 38,4% das intenções de voto contra 26,7% do concorrente mais próximo, o deputado estadual peemedebista Bruno Siqueira.



Em terceiro lugar, aparece o atual prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB), com 15,8% da preferência dos pesquisados. O candidato do PCB Laerte Braga tem 0,4%, exatamente o mesmo percentual de Marcos Paschoalin, o concorrente do PRP. A candidata do PSTU, em Juiz de Fora, Victoria Mello, também registra a mesma porcentagem.



De acordo com a pesquisa, são 11,3% os indecisos. Afirmam que não pretendem votar em ninguém 4,6%. Pretendem anular o voto 1,6%.



Confrontos. O levantamento simulou três cenários para um eventual segundo turno. A candidata petista Margarida Salomão vence o tucano Custódio Mattos e o peemedebista Bruno Siqueira. No embate direto com Mattos, Margarida fica com 54,5% das intenções de voto, e o adversário, 20,2%. No confronto de Margarida com Bruno Siqueira, ela tem 44,2%, e o peemedebista, 35,6%.



Na simulação entre Siqueira e Mattos, o deputado derrota o prefeito. Bruno Siqueira tem 52,5%, e Custódio Mattos, 21,6%.



A maioria dos votos, em Juiz de Fora, já está consolidada. Perguntados se a decisão sobre a escolha do candidato é definitiva, 55,5% afirmam que não mudariam o voto. Outros 44,5% dizem que podem mudar o voto e escolher outro candidato.



O prefeito Custódio Mattos é o candidato mais rejeitado, segundo a pesquisa. Já Margarida Salomão e Laerte Braga têm o mesmo índice de rejeição. Marcos Paschoalin praticamente empata com Margarida e Braga nesse quesito. Bruno Siqueira é quem tem menor rejeição, de acordo com o levantamento.



Espontânea. No levantamento espontâneo, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, a liderança de Margarida Salomão permanece. Ela é citada por 27,3% dos entrevistados. Bruno Siqueira aparece em seguida com 16,6% das intenções de voto. O prefeito Custódio Mattos foi lembrado por 12,1%.



Nesse cenário é grande o número de indecisos e de pessoas que não sabem em quem votar: 30, 3%.

Foram realizadas 500 pesquisas em todas as faixas etárias, salariais e de formação escolar.

Fonte: Site do Jornal O Tempo