Nova falha no Metrô de SP tem pouco destaque na grande mídia

Somente uma falha no sistema de tração de um trem da Linha 1, Azul, do Metrô de São Paulo, afetou todo o sistema de transporte metroviário da cidade de São Paulo no final da tarde de quinta-feira (23), horário de pico. O fato das composições precisarem circular em menor velocidade causou transtornos noite adentro. Em tempos de eleições, a notícia não ganhou destaque nos portais de notícia e nem nos principais periódicos paulistanos impressos desta sexta-feira (24).


foto G1

Entre os cinco principais que circulam na capital, somente o Jornal da Tarde estampou em sua capa a chamada: "Metrô: pane causa efeito cascata". No portal do jornal Agora São Paulo o fato também mereceu uma imagem mostrando o caos. 

Mas, apesar dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo terem dado a notícia, nenhuma chamada foi feita em suas capas.

A composição que seguia no sentido Tucuruvi, parada na Estação Luz, região central da cidade, acabou lotando as plataformas e tornando a volta para casa do paulistano um verdadeiro inferno. Além da linha Azul, também foram afetadas a Linha 2, Verde e 3, Vermelha. Há quem tenha sentido reflexos também na Linha Amarela.

Segundo depoimentos, muitos usuários precisaram transitar pelos túneis das estações para voltar a plataforma. Cerca de dois milhões de usuários circulam nesse horário pelos trens do metrô.

O Metrô reconheceu que só com essa falha precisou restringir a entrada de passageiros em algumas estações. Em nota, a companhia disse que os usuários eram informados pelos sistemas de som das estações e dos trens. O problema foi resolvido por volta das 19h30, ainda de acordo com a empresa do governo do estado de São Paulo.

Por conta do problema no metrô, os pontos e terminais de ônibus ficaram cheios.

Nova lentidão

Muitos usuários estão recorrendo às redes de relacinamento e microblogs para se informar sobre os problemas da cidade. Perfis foram criados especialmente para orientar os passageiros e divulgar problemas e reclamações. em um deles, chamado @UsuariosMetroSP, dizia nesta manhã que outra falha havia ocorrido em um trem na Estação Liberdade. Procurado no serviço 0800, o Metrô negou o problema.

Da redação com agências e Twitter