Delegado critica decisão do STJ sobre adolescente traficante

O chefe da Polícia Civil de São Paulo, delegado Marcos Carneiro Lima, fez críticas a súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determina a não internação de adolescente detido por tráfico de drogas que tenha sido detido pela 1º vez, não tenha usado violência ou uma grave ameaça e que não tenha descumprido uma medida socioeducativa. Para ele, tal decisão estimulará os crimes.

"Na esfera policial, continuamos na mesma dinâmica, combatendo o tráfico. Agora, quando chegar à esfera judicial, vai acabar estimulando o traficante a arregimentar mais adolescentes para o crime", argumentou Carneiro Lima, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Ele destacou, ainda, que já é uma tendência do crime organizado de destacar adolescentes para assumir os crimes tendo em vista que a penalidade é mais branda. "Não existe dado preciso sobre isso. Mas, na maioria dos casos, há vários adolescentes para assumir a responsabilidade porque a punição para eles é mais branda", declarou o delegado.

Questionado sobre o fator social que envolve a questão, sendo assim uma discussão mais ampla do meramente policial, Carneiro Lima concorda: "Exatamente. É preciso discutir a questão social. Quem não tem nenhuma opção acaba indo para a criminalidade, para o tráfico. O Estado precisa dar mais oportunidades."

Com Folha de S. Paulo