Leci grava amanhã, 22, ao vivo Dvd “Cidadã da Diversidade”
“Cidadã da Diversidade” é o título do segundo DVD da cantora e compositora Leci Brandão. O DVD será gravado ao vivo, no Carioca Clube Interlagos, em São Paulo, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto.
Publicado 21/08/2012 14:48 | Editado 04/03/2020 17:17

Em 37 anos de carreira, Leci Brandão sempre compôs e cantou músicas que chamavam a atenção para as desigualdades sociais em nosso país. Em seu primeiro DVD, “Canções Afirmativas” (2007), Leci reforça seu compromisso com essas questões. Em “Cidadã da Diversidade”, ela continua colocando o dedo na ferida, mas o que predomina é a simplicidade das letras e, como já anuncia o título, a diversidade dos temas e dos ritmos. “Esse trabalho é muito dançante. Será um CD pra reunir a família pra dançar no domingo”, comenta.
A simplicidade a que a cantora se refere também é uma forma de agradecimento ao público que gosta e se identifica com a sua música. Mas se engana quem pensa que um repertório dançante, com letras simples significa ficar na superfície e fazer concessões. E esse recado já é dado logo no início do show, com a música “Saudações” (de sua autoria em parceria com PH do Cavaco), na qual fala da luta do povo e das transformações que podem nascer da união e da solidariedade entre as pessoas.
A crítica contundente também aparece em “Ponto de Cultura”, composição de sua autoria em parceria com Marquinhos Boldrini. “Tem hip-hop na comunidade/ Tem grafiteiro com dignidade/Nosso teatro é a realidade/ Também tem literatura / A trançadeira tem sua vaidade”, diz a letra. A mesma crítica está em “Anjos da Guarda”, presente no álbum homônimo (2005) e no CD “Eu sou assim” (2000). “Essa música é muito atual, pois a realidade dos professores continua sendo a mesma. Essa categoria ainda não tem o merecido valor que deveria ter em nossa sociedade e educação é fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, afirma.
Além de “Ponto de Cultura” há mais sete inéditas no repertório de 23 músicas. Algumas de novos compositores, como “Madrugada”, de Marta Moura, uma das revelações de um festival de música que reuniu mulheres da periferia de São Paulo, e “Minha fé”, de Rodrigo Lira e Roberto Lira, que também foi apresentada à Leci em um festival – Exposamba -, do qual participou como jurada.
“Não dá pra resistir” (Alceu Maia e Sara Benchimol), “Sem Culpa” (Pedrinho Sem Braço e Paulinho Sampagode), “Na Beira da Praia” (André Renato e Gilson Bernini), “E por falar em ser feliz” (Didi Pinheiro e Serginho Madureira) e “Perfil Popular” (Fabiano Sorriso, Didi Pinheiro e Serginho Madureira) também estão entre as inéditas.
Grandes sucessos de seu repertório como “Valeu” (Leandro Lehart), “Agenda” (Beto Guilherme), “Perdoa” (Xande de Pilares e Helinho do Salgueiro), “Neguinho Poeta (Bebeto e Serginho Meriti) e “As Coisas que mamãe me ensinou” (Leci Brandão e Zé Maurício) não poderiam faltar. “Essas músicas as pessoas que acompanham meus shows sempre pedem e cantam” afirma.
Além de samba, samba-canção e partido-alto, estão presentes no repertório o afoxé “Que legal eu e você” (Arlindo Cruz, Aloisio Machado e Franco), a toada “Pátria Mata” (dos amazonenses Tony Medeiros e Inaldo Medeiros), o samba-enredo “Festa do Círio de Nazaré”(Aderbal Moreira, Dario Marciano e Nilo Esmera Mendes) e o rap “Sou Negão” (Rappin Hood).
O show e o DVD terão as participações especiais do rapper Rappin Hood e da cantora Thulla Mello.
SERVIÇO
Show e gravação do DVD “Cidadã da diversidade”, de Leci Brandão
Local: Avenida Atlântica, 3797 Interlagos – São Paulo (Antiga Av. Robert Kennedy)
Dia: 22 de agosto, às 23h.
Informações: (11) 5666-2267