Empresa nuclear chinesa tomará medidas para enfrentar tufões
A Corporação Nuclear Nacional da China (CNNC) prometeu melhorar as medidas de segurança para suas usinas nucleares, a fim de prevenir possíveis prejuízos causados por inundações e tufões.
Publicado 17/08/2012 14:57
Medidas detalhadas incluem verificação de padrões de design, reforço de diques, construção de muros de contenção de água e preparação de mais geradores móveis como suportes, disseram hoje especialistas da CNNC durante uma abertura ao público da Usina de Eletricidade Nuclear de Qinshan, subordinada à CNNC.
A usina, localizada na província litorânea de Zhejiang, leste da China, entrou em operação em dezembro de 1991.
Especialistas disseram que inundações e tufões são a maior ameaça para as usinas nucleares litorâneas, e a empresa tomará medidas melhoradas à luz da crise nuclear de Fukushima no Japão em 2011 para enfrentar desastres naturais.
"A indústria de eletricidade nuclear é segura, limpa e ecológica. As unidades de eletricidade da Qinshan vêm operando estavelmente desde que iniciaram seus serviços", disse Qian Jinbiao, porta-voz da Qinshan.
Qian indicou que a usina não tem impacto radioativo em seus arredores, citando os resultados de monitoramento de longo prazo.
Vários tufões incluindo Saola, Damrey e Haikui atingiram a China desde agosto, deixando pelo menos 51 mortos e 21 desaparecidos, segundo o Ministério dos Assuntos Civis.
O tufão Kai-Tak atingiu hoje várias regiões litorâneas no sul da China, causando o cancelamento ou atraso de inúmeros voos na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi.
Fonte: Rádio Internacional da China