Chico Lopes apresenta propostas para educação de qualidade
Fortaleza precisa de educação de qualidade, professores qualificados e motivados, aprendizado real para nossas crianças e jovens. A afirmação é de Chico Lopes, candidato a vice-prefeito de Fortaleza, no debate sobre propostas para a educação infantil no Município, promovido na tarde desta quinta-feira, 9/8, pelo Fórum Cearense de Educação Infantil . o debate contou com a participação de professoras e técnicos da rede pública de ensino de Fortaleza e de vários municípios do Interior.
Publicado 09/08/2012 20:20 | Editado 04/03/2020 16:29
Chico Lopes ressaltou sua trajetória de vida, dedicada à educação, como professor e militante em defesa dos direitos da categoria, dos pais e estudantes. "Sou autor da emenda à lei do piso salarial nacional dos professores que deu direito a um terço da jornada de trabalho para atividades fora da sala de aula, para que nós possamos ter mais tempo para planejamento de aulas, qualificação, reflexão sobre o ensino e a aprendizagem", destacou, lembrando que continua a luta pela efetiva implantação da lei do piso, também com o um terço de carga horária para jornada extra-sala. "Isso vale também para os professores da educação infantil, que precisam ter tempo e condições para qualificação".
Creches em Fortaleza
Sobre o cenário da educação infantil em Fortaleza, Chico Lopes lamentou que a Prefeitura tenha deixado de construir 80 creches, perdendo, por falta de planejamento e projetos, recursos federais que estavam destinados a esse objetivo. "Perdemos 80 creches em Fortaleza. Somos penúltimo lugar na avaliação da educação entre os municípios cearenses, quanto às crianças em alfabetização. Isso precisa ser uma preocupação de gestão da Prefeitura", destacou Lopes, enfatizando o compromisso de seu companheiro de chapa, Inácio Arruda, em construir essas creches.
"Fardamento, bolsa, merenda, tudo isso é importante. Mas não basta. É fundamental ter qualidade de ensino, qualificação do professor. Se a criança não sai da escola com a formação adequada, terá um problema para toda a vida", acrescentou Chico Lopes. O candidato a vice-prefeito também destacou que, em sua gestão, diretores de escolas serão escolhidos por capacidade profissional, não por indicação.
"Nós, professores e professoras, temos direito de opinar sobre a qualidade da educação em Fortaleza. Inclusive quanto ao currículo escolar, que deve ser próprio, da nossa cidade, não igual ao currículo de outras", frisou Chico Lopes, reforçando seu compromisso com a educação, como prioridade para a Prefeitura. "Porque o filho do trabalhador, o filho do subúrbio, tem o mesmo direito à qualidade de educação".
Fonte: Assessoria Inácio 65
Foto: Chico Gomes