Governo venezuelano destaca luta contra a pobreza
A vice-presidente da Área Social da Venezuela, Yadira Córdova, destacou nesta terça (7) os esforços do governo para combater a pobreza extrema através de programas como a Grande Missão Filhos da Venezuela e Amor Maior.
Publicado 07/08/2012 11:09
O primeiro plano oferece apoio financeiro para adolescentes e adultas grávidas, menores de 18 anos e descapacitados de qualquer idade e que residam em domicílios em situação de pobreza. Enquanto que o segundo programa benefícia os idosos em situação de carência crítica.
Entrevistada pela Venezolana de Televisión, a funcionária lembrou que, no início da administração de Hugo Chávez em 1999, a pobreza global era de 44%, uma taxa reduzida para 26,7% hoje.
Ela também aludiu à pobreza crítica, que diminuiu de 17,1% para cerca de 7%, em uma redução de mais de 60%.
Córdova disse que desde 2003 o governo implementou iniciativas como o Mercado de Alimentos, que oferece produtos a preços subsidiados; o Barrio Adentro, para ampliar o acesso aos serviços de saúde, e outros como a Missão Sucre, que visa levar a educação para a maioria.
"Nesse sentido, também as chamadas casas de alimentação permitiram ir superando o problema das pessoas que vão para a cama sem comer", disse, acrescentando que a política para mudar a vida das pessoas é parte da luta contra a desigualdade.
"O processo de transformações social neste país sul-americano vem saldando a dívida social deixada por governos anteriores e é cínico que setores da oposição façam referência à pobreza, quando a produziu o próprio modelo capitalista", denunciou.
Fonte: Prensa Latina