Festival de Jazz anima Brasília este fim de semana

A quarta edição do Festival Internacional I Love Jazz traz grandes nomes do jazz contemporâneo mundial e também brasileiro para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Na capital federal, o evento começa oficialmente amanhã, no Parque da Cidade mas o público já pode ir se aquecendo com pockets shows da banda The Humdingers, que acontecerão em vários pontos da cidade. Os locais não foram divulgados para surpreender o público

O grupo The Humdingers se apresentou na edição de 2009 do projeto e os integrantes estão empolgados para tocar novamente no Brasil. “Os pocket shows são sempre divertidos de se fazer e as pessoas ficam muito agradecidas ao saber do festival”, conta o líder da banda, Marshall Webb.

O projeto I Love Jazz pretende expor as raízes do jazz, que se originou na música popular americana, além de aproximar o estilo do público brasileiro. “O jazz é uma música universal. Inúmeras cidades do mundo têm seus festivais de jazz. Na Europa cidades de 20 mil habitantes ou até menos realizam estes eventos dedicados ao jazz”, conta Marcelo Costa, organizador do projeto.

Bandas tradicionais

Entre as atrações, estão bandas com quase 40 anos de carreira, como Dukes of Dixieland, mais antiga banda ativa de jazz de Nova Orleans, e que, no domingo, encerra os shows em Brasília. Mas também há muito espaço para os novatos, como a banda Meschiya Lake and The Little Big Horns, que surgiu em 2009, responsável pela abertura da edição brasiliense.

Na hora de escolher os artistas que fariam parte do evento, os organizadores levaram em consideração a diversidade de subgêneros que existem no jazz para que houvessem opções para todos os gostos. “Alguns vão gostar do tradicional Dukes of Dixieland, já outros vão preferir o som da big band de George Gee. Do ponto de vista de renome, devo destacar o ganhador de diversos Grammys, Terence Blanchard. Mas isso vai depender do gosto das pessoas”, diz Marcelo.

Jazz não é só coisa de americano. Os brasileiros também adoram o estilo e bandas, como a Happy Feet Jazz Band, uma das atrações do I Love Jazz. “Os músicos populares estão procurando saber mais sobre o jazz e formando grupos de alto nível. Acredito que em breve teremos boas novidades, inclusive neste estilo de jazz mais tradicional que o I Love Jazz foca”, acredita Marcelo.

Os astros do jazz internacional também são influenciados pela música brasileira e Marshall Webb é um fã assumido de Tom Jobim. “Ele é um indivíduo incrivelmente talentoso. Duvido que poderia fazê-lo justiça, mas se visitar o Brasil de novo, eu adoraria adicionar um medley do Jobim para o nosso grupo a cantar a cappella”, revela Webb.

Programação:

SÁBADO
17h – Meschiya Lake and The Little Big Horns
18h45 – Terence Blanchard Quintet
20h30 – George Gee Swing Orchestra

DOMINGO
17h – Scott Hamilton Quartet
18h45 – Dukes of Dixieland

I Love Jazz – Sábado e domingo, às 17h. No estacionamento 10 do Parque da Cidade. Entrada franca. Informações: 3226-7038.
Classificação livre.