Com propostas, Inácio se destacou no debate da TV Jangadeiro
Falando a língua do povo, mostrando conhecimento sobre a realidade da cidade, além das melhores propostas para mudar Fortaleza. Assim Inácio Arruda (PCdoB) participou, na noite desta quinta-feira, 2/8, do debate da TV Jangadeiro entre os candidatos à sucessão municipal.
Publicado 03/08/2012 09:04 | Editado 04/03/2020 16:29
Inácio ressaltou sua trajetória de luta, como filho do bairro Dias Macedo, líder comunitário, presidente da Federação de Bairros e Favelas, vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Sempre ajudando Fortaleza, com mais recursos para a cidade e leis em benefício da população.
"Quero ser prefeito porque nasci aqui, nessa cidade. Aqui vi a cidade crescer e participo desde criança, praticamente, dos movimentos sociais. Caminho na cidade com os trabalhadores, para conquistar melhores condições", afirmou Inácio.
"Caminho na cidade com nosso povo. Aprendi com ele, e com ele fui eleito vereador, deputado estadual, deputado federal e, hoje, senador. Tenho trazido recursos para nossa cidade. Dinheiro para o turismo, para o Hospital da Mulher, para várias obras importantes. Acredito que Fortaleza tem jeito, nossa cidade é sustentável, e por isso peço o seu apoio, o seu voto", conclamou.
Falando sobre mobilidade urbana, Inácio reforçou sua proposta de mais planejamento, organização e investimento da Prefeitura para o trânsito e o transporte público. Destacou o compromisso de promover o alargamento de vias e de construir três novos terminais de ônibus, para integração com a Região Metropolitana, melhorando o trânsito na capital e oferecendo transporte rápido, seguro e confortável à população.
Inácio lamentou que Fortaleza, na atual administração, sofra graves prejuízos devido à falta de planejamento e organização, acarretando perda de qualidade nos serviços públicos. "Sempre ajudamos Fortaleza a buscar recursos do Governo Federal. Mas a Prefeitura tem devolvido recursos, por falta de planejamento e de projetos", frisou, citando a devolução de recursos federais que seriam destinados à construção de 80 creches.
"Nós, que caminhamos na cidade durante um longo período, com as Associações de Moradores, lutando pelo direito à moradia, pelo transporte coletivo, o posto de saúde no bairro, a escola, a creche. Todas essas conquistas, que o povo luta por elas, podem ser planejadas. O Plano Diretor pode avançar para todas essas questões", destacou Inácio.
Ordenamento urbano: ação determinada
Respondendo a uma pergunta feita por Freitas Cordeiro, dirigente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, sobre ordenamento do comércio no Centro da cidade, Inácio apontou a necessidade de um planejamento arrojado na capital.
"Isso está ligado ao Plano Diretor, ao Estatuto da Cidade, que tive a felicidade de ser relator. Você não pode deixar que o espaço público seja tomado por setores privados, que se apropriam das praças, das calçadas. O ordenamento das praças, dos logradouros, para que a gente possa usar bem esses espaços, exige uma ação determinada do prefeito".
Educação: Escola Nota 10
Respondendo sobre educação, Inácio apontou que Fortaleza precisa "partir para uma escola nota 10". "Primeiro temos que buscar as creches que deixamos de fazer. Apenas 10 mil crianças estão atendidas por creches. Precisamos que as mais de 90 mil que não estão sendo atendidas passem a ser", demarcou.
"Essas pessoas eu conheço. São filhas de gente da periferia, nos bairros mais carentes da cidade, onde tem mais violência. Essas creches precisam ser construídas. O dinheiro existe, está disponível no Ministério da Educação. A presidente Dilma vai nos ajudar a fazer", acrescentou Inácio.
O candidato do PCdoB ressaltou ainda o compromisso em implantar a Escola de Formação Continuada de Professores, "para garantir qualidade de ensino". "A educação em Fortaleza tem que ser um exemplo para o Estado do Ceará, jamais ficar atrás", afirmou, comprometendo-se também a ampliar as Escolas de Formação Profissional em Fortaleza e a criar a Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação, para atrair empregos de qualidade e formar bem nossos jovens".
Chico Lopes: conhecimento sobre Fortaleza
O debate da TV jangadeiro também contou com a participação de Chico Lopes, candidato a vice-prefeito pelo PCdoB. "Estou preparado para ajudar o Inácio a reconstruir Fortaleza. Só de funcionário da Prefeitura tenho experiência desde 1942. Tenho mais de 40 anos de professor dos grandes colégios de Fortaleza. Fui vereador, deputado estadual, sou deputado federal e sempre trabalhei para trazer recursos para Fortaleza e para o Estado", destacou o companheiro de chapa de Inácio.
"Estamos preparados para administrar Fortaleza, com muita dignidade, muita competência no dia a dia, abordando as grandes questões da cidade, que é educação, que é saúde, questões que o Inácio conhece, tem experiência. Quero ajudar Inácio na Prefeitura de Fortaleza", complementou.
Agradecimento e mobilização
Inácio agradeceu pelo convite para o debate e pela audiência dos telespectadores de Fortaleza. E conclamou toda a população a construir um novo projeto para a cidade, com a força da mudança.
"Quero agradecer essa oportunidade do debate. E de ter um vice como Chico Lopes, uma pessoa que, como eu, caminha na cidade há muitos e muitos anos, ao lado dos moradores, dos trabalhadores", frisou Inácio, citando o papel destacado dos parlamentares do PCdoB na conquista de recursos para o projeto Maranguapinho e para a reforma da Beira-mar.
E renovando o compromisso de construir melhorias na segurança – com as Unidades de Pacificação e Preservação da Vida -, na saúde e na educação. "Por isso peço a você seu apoio, o seu voto, para vir conosco, alegremente, conquistar a eleição, no dia 7 de outubro".
Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: Chico Gomes
Leia também:
Inácio detalha propostas em debate do Centro Industrial do Ceará