Panetta assegura "apoio ilimitado" de Washington à Tunísia

O secretário americano para a Defesa Leon Panetta assegurou ao presidente tunisino Moncef Marzouki o "apoio ilimitado" dos Estados Unidos à Tunísia e ao que chamou de "transição democrática", em encontro realizado nesta segunda-feira (30) em Túnis, anunciou a presidência tunisina.

O secretário americano da Defesa assegurou ao presidente o apoio ilimitado de Washington à Tunísia e sublinhou a importância de uma transição democrática alcançada nesse país afirmando-se como modelo da Primavera árabe", indicou a presidência num comunicado.

Segundo a mesma fonte, Panetta julga que o apoio de Washington é tanto mais necessário, porque a Tunísia atravessa uma situação econômica e social difícil.

A cooperação de segurança e os mecanismos capazes de "conter os desafios de segurança na região "foram igualmente examinados no contexto da instabilidade no Mali, cujo norte está ocupado pelos islamitas ligados à Al-Qaida do maghreb islâmico (Aqmi).

Panetta encontrou–se com Marzouki no início da sua visita na Tunísia no decurso da qual também manteve um encontro com o chefe do governo Hamadi Jebali, da partido islâmico Enahdda e o ministro da Defesa Abdelkarim Zbidi.

Túnis é a primeira etapa de um giro de Panetta , que o conduzirá terça-feira ao Egito, e posteriormente Israel e Jordânia.

Do Portal Vermelho, com agências