Dia Nacional da Rebeldia Cubana completa 59 anos

Nesta quinta-feira (26/7), Cuba comemora o 59º aniversário das invasões aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Gramados, consideradas o início da revolução da ilha e o Dia Nacional da Rebeldia Cubana.

No Brasil, a data será lembrada com uma panfletagem, a partir das 16h, na praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, na capital paulista. A homenagem será promovida pelo Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba.

Às 19h, o conjunto musical Cravos da Madrugada realiza apresentação no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na praça da República, 282. A atividade contará com a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Mendes, e Marcelo Buzzeto, da Via Campesina.

No dia 26 de julho de 1953, um grupo de 165 jovens, liderado por Fidel Castro, assaltou o quartel general de Moncada, em Santiago de Cuba, e o forte de Céspedes. O objetivo era tomar as bases dos quartéis, armar a população e derrubar o governo do ditador Fulgêncio Batista.

As ações, realizadas todos os anos, têm como objetivo esclarecer à população a importância de Cuba e sua revolução. O dia é uma das datas-chave do calendário cubano porque marcou o início da revolução que triunfaria em janeiro de 1959.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro