Nokia é investigada por "Perdi meu amor na balada"
A campanha "Perdi meu amor na balada", que se espalhou rapidamente pela internet, rendeu à Nokia questionamentos por parte do Procon-SP e do Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária). As entidades investigam se a ação, não identificada desde o início como propaganda, respeitou os direitos do consumidor.
Publicado 24/07/2012 19:40
O filme mostra a história de um jovem que pede ajuda para reencontrar Fernanda, mulher que diz ter encontrado numa balada e por quem confessa estar apaixonado. O depoimento causou comoção nos internautas, que de prontidão contribuíram para tornar o vídeo um hit nas redes sociais. Pouco tempo depois, no entanto, a Nokia informou que se tratava de uma ação publicitária para promover o celular Pure View 808, lançado nesta semana.
À revista IstoÉ Dinheiro, a marca de celulares considerou a ação um sucesso. Mas o Conar discorda. Segundo informações do site da revista, o Conselho já acionou a Nokia e diz aguardar um posicionamento da empresa. Em última instância, o vídeo pode ter a veiculação suspensa. O órgão trata do assunto com base no artigo 9º, que prevê que “A atividade publicitária de que trata este Código será sempre ostensiva”.
O Procon-SP não recebeu notificações, porém, o diretor-executivo Paulo Arthur Gomes considera a validade da investigação uma vez que a publicidade se tornou "pública e notória". “A mensagem de caráter publicitário deve ser realizada de maneira que o consumidor possa identificá-la como tal. É uma questão de ética”, explica Goes.
Se o órgão entender que a empresa deve ser punida, a Nokia pode receber multa que vai de R$ 400 a R$ 6 milhões. Consultada por Adnews, a empresa afirma não ter sido notificada formalmente.