Renato Rabelo: Pesquisas, lutas e eleições
O povo brasileiro – em cada um dos mais de cinco mil municípios espalhados pelo país – está aos poucos se envolvendo com o grande debate que é a eleição de base no Brasil. Desde o fim da ditadura, o nosso povo tem construído a democracia e a cada dois anos vem debatendo nossas cidades, nossos estados e o nosso Brasil.
Por Renato Rabelo*, em seu blog
Publicado 23/07/2012 11:21
Nós do PCdoB temos claro a responsabilidade neste embate. E por isso, diversos dos nossos militantes estão levando para as ruas a necessidade de tornarmos nossas cidades mais humanas, e nosso país mais justo e desenvolvido.
Nesta quadra da disputa, as pesquisas começam a aparecer. Num primeiro momento estas pesquisas detectam mais o índice de conhecimento dos candidatos. O grande público ainda não sabe quais são todos os candidatos da disputa. Por isso as pesquisas iniciais demonstram o índice de conhecimento e não propriamente uma posição política de apoio a cada uma das candidaturas. Por isso alguns órgãos de imprensa se esforçam para apresentá-las como sendo índices de apoio concreto e acabam influenciando os incautos. O retrato trazido pelas pesquisas mais sérias deve ser entendido como um primeiro sinal do verdadeiro embate que se travará.
Já outras pesquisas menos qualificadas cumprem outro papel, basta lembrar as manipulações na eleição de nossa atual presidenta Dilma Rousseff e do próprio ex-presidente Lula. Estes exemplos devem servir como alerta, de que para os setores mais conservadores é inaceitável que nosso povo derrube as barreiras construídas para manter o apartheid social e urbano.
Vamos à luta, portanto, pois serão as forças progressistas que podem cumprir este papel: de intensificar – em primeiro lugar – a divulgação pelos mais variados meios e formas o número e o nome de nossas candidatas e candidatos. Em segundo lugar deveremos construir em todos os bairros e locais de trabalho e de estudo núcleos de apoio às nossas candidaturas. É assim que poderemos efetivamente lutar para mudar a vida das pessoas a partir de sua rua, pelo seu bairro e pela sua cidade.
* Renato Rabelo é presidente nacional do PCdoB