Comportas ficam abertas por conta da seca no interior do PI

A abertura das comportas das barragens que cortam as regiões mais afetadas pela seca no Estado

A estiagem que atinge o semiárido do Piauí fez com que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) autorizasse a abertura das comportas das barragens que cortam as regiões mais afetadas pela seca no Estado, para que o abastecimento de água não seja predicado em algumas áreas.

A água das barragens estão sendo utilizada para amenizar a sede dos sertanejos das regiões abrangidas pelos municípios de São Raimundo Nonato, Bocaina, Sussuarana, Picos, Conceição do Canindé, Pio IX, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

De acordo com o coordenador do DNOCS, José Carvalho Rufino, para o Balanço Geral, a ação ajuda o restabelecimento das atividades agrícolas e econômicas das famílias ribeirinhas e também garante o consumo dos rebanhos durante a estiagem. “Nosso trabalho principal é regularizar o leito dos rios mais importantes do semiárido. Com a abertura das comportas, o volume dos mananciais passa a um nível que permite aos moradores retomarem suas atividades agrícolas, fazendo q ue eles passem menos necessidades” – completa o coordenador.

Do 180 Graus.com