Atletas de baixa renda ganham tênis novos

Cerca de 40 jovens atletas do Distrito Federal ganharam pares de tênis novinhos graças à campanha Forme Cidadãos e Colha Atletas

A iniciativa foi dos idealizadores da 1ª Corrida Verde de Brasília, realizada em junho deste ano. Adequados ao treino de corrida, os calçados – que foram entregues no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade – fazem parte de um total de 155 unidades arrecadadas.
Apesar de não terem batido a meta inicial do projeto, de 250 pares, o movimento deve continuar por mais alguns meses e visa conseguir pelo menos mais 95 unidades até o fim de novembro.

A entrega simbólica foi feita pelos idealizadores da campanha e organizadores da Corrida Verde, Adroaldo Quintela, Petrus Elesbão e Telma Firme. E o evento contou com a presença dos jovens atletas contemplados; de atletas renomados de Brasília, como a corredora e madrinha da Corrida Verde, Carmem de Oliveira; e de representantes dos governos do DF e Federal.

“Queremos que esta entrega simbólica sensibilize os empresários e sindicatos da capital. Já conseguimos arrecadar quase R$ 30 mil, mas a maior parte das doações veio de organizações de São Paulo”, lamenta Adroaldo Quintela.

Medalha de bronze no Sul-Americano de Juvenis, na Colômbia, em 2011, Beatriz de Oliveira, de 17 anos, da Associação de Corredores do Gama (Corgama), sabe bem a importância de um bom par de tênis de corrida. “Já fiquei sem ter como treinar porque não tinha o calçado adequado. Essa iniciativa nos dá motivação para querer ir além das nossas limitações”, revela a atleta.

Primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, em 1995, a brasiliense Carmem Sousa também passou por limitações no começo de sua carreira. “Eu pegava os tênis emprestados da minha irmã. Essa campanha está deixando um belo legado para nós do atletismo de Brasília”, afirma.