Obama tem apoio de 70% dos latinos nos EUA

Nos Estados Unidos, 70% dos latinos pretendem votar no presidente Barack Obama e cerca de 22% no pré-candidato republicano Mitt Romney, nas eleições presidenciais do próximo mês de novembro.

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Latin Decisions, o apoio dos hispânicos ao presidente atingiu esse número pela primeira vez em quase dois anos.

Obama supera Romney em 72% a 22% entre os latinos nacionalizados nos Estados Unidos, e 69% a 25% entre os que nasceram nesse país.

De acordo com a pesquisa, 13% dos que se identificam como republicanos e 60% dos independentes disseram que votariam em Obama, enquanto 2% dos latinos republicanos votariam em Romney.

A pesquisa assinalou que existem poucas dúvidas de que Obama ganhará o voto hispano em novembro, mas isso dependerá do nível de comparecimento às urnas desse setor da sociedade.

A pesquisa foi feita depois do chefe da Casa Branca e o vice-presidente Joe Biden realizarem campanha em vários estados onde a população latina é significativa.

No início de junho passado Obama impôs uma moratória à deportação de imigrantes sem documentos que chegaram quando eram crianças aos Estados Unidos e que servem nas forças armadas ou estudam nas universidades.

A pesquisa mais recente realizada pelo jornal The New York Times e pela emissora CBS assinala que 47% dos eleitores estadunidenses pretendem votar em Romney e 46% em Obama.

Fonte: Prensa Latina