Wen Jiabao promete abrir mercado chinês aos países africanos

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou nesta quarta-feira (18) que a China vai reforçar a importação de produtos africanos e aumentar a abertura do mercado interno aos países desse continente.

Na Conferência Empresarial Sino-Africana, realizada hoje em Pequim, Wen Jiabao disse que a China e África têm grandes interesses comuns e uma base de cooperação consolidada. Junto com os africanos, a China vai elevar as relações comerciais a um novo patamar.

O premiê chinês sugeriu que ambos os lados reforcem a colaboração entre governos para elaborar planos de parceria a longo prazo; impulsionem a integração das indústrias chinesa e africana; intensifiquem o investimento para melhorar a vida da população e estimular o emprego.

Segundo Wen Jiabao, a China insiste no caminho de desenvolvimento pacífico e defende uma ordem mais justa da política e economia internacionais.

A China apoia os países africanos na escolha do seu caminho de desenvolvimento e opõe-se a qualquer ação injusta.

Cerca de mil chefes de Estado e de Governo, empresários e representantes da China e África participaram da cerimônia inaugural da conferência.

Fonte: Rádio Internacional da China