Fortalecido, PCdoB paulista busca dobrar bancada legislativa

Em reunião realizada na primeira quinzena de julho, a Comissão Política Estadual fez um balanço da participação do partido nas eleições municipais e reforçou as metas pela ampliação dos vereadores nas câmaras municipais espalhadas pelo Estado, reeleição do prefeito de Monte Alegre do Sul assim como buscar a eleição de mais quatro prefeitos.

cardia - divulgação

Promissor. Assim foi considerado pelos presentes à reunião o resultado pré-eleitoral do projeto do PCdoB paulista para as eleições 2012. Os números reforçam o otimismo. O PCdoB terá candidatos a prefeito em 23 cidades , cerca de dois mil candidatos a vereador e ao menos 12 comunistas como vice nas chapas majoritárias.

Foram realizadas mais de 250 convenções municipais que, em sua maioria, registraram expressivo número de militantes com destaque para cidades em que o PCdoB lançou candidatos a prefeito como Jundiaí, Campos do Jordão, Paulínia, Monte Alegre do Sul, Itaraé, Apiaí e Onda Verde, entre outras. Na capital paulista, Guarulhos, Osasco, Sumaré e Americana as convenções reuniram, em média, cerca de 800 militantes por convenção.

Nesse processo o número de Carteiras Nacional Militante ultrapassou 8 mil e a meta é chegar a 10 mil até o final das eleições.

Segundo o secretário de Organização do Comitê Estadual, Marcelo Cardia, o êxito das convenções se deve ao prestígio político construído pelo PCdoB no Estado de São Paulo. Ele mencionou também as chapas próprias de vereadores que o partido lançou no Estado com destaque para a Capital paulista com 83 candidatos. "Das 25 cidades com dois turnos, ou seja que possuem mais de 200 mil eleitores, o PCdoB terá chapa própria em 16", informou.

PCdoB competitivo na capital

Em São Paulo, a chapa de vereadores é liderada pelo vereador Netinho de Paula, candidatura que carrega a expectativa de ser uma das mais votadas de toda a história da cidade. Ao lado de Netinho, estão o vereador Jamil Murad, que, assim como Netinho, tenta a reeleição, e o ex-ministro Orlando Silva, concorrendo, pela primeira vez, a uma vaga no legislativo municipal.

Ainda na capital paulista, o PCdoB está representado pela presidente do Comitê Estadual Nádia Campeão, que concorre a vice-prefeita na chapa majoritária liderada por Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito pela Coligação Mudar e Renovar São Paulo. Em Jundiaí, o comunista Pedro Bigardi é o candidato a prefeito tendo como vice o Partido dos Trabalhadores.

"O balanço pré-eleitoral do projeto estadual para as eleições comprova o crescimento do PCdoB no Estado, fruto do empenho de todas as instâncias de direção, desde a base até o pleno do Comitê Estadual. Os Fóruns de macro-região foram decisivos nesta fase, comprovando o acerto deste instrumento de direção, proposto pelo C.C, e que têm decidido apoio e atenção por parte do secretariado", avaliou Cardia.

Ele destacou ainda o papel dos membros da direção estadual que, a partir da comissão Política e da bancada estadual de deputados, liderados pela presidência do partido e secretariado. "Essa combinação de forças conseguiu elaborar e executar um plano ousado e ao mesmo tempo exequível, levando-se em conta a realidade concreta e sob orientação das resoluções nacionais do partido¨, ressaltou Cardia.

Presidência interina

Após o balanço da participação do partido no início do processo eleitoral, a Comissão Política Estadual decidiu, por unanimidade, aprovar proposta feita pela presidenta estadual, Nádia Campeão, que coordenou a reunião, de licenciar-se temporariamente da funçao, em razão da campanha eleitoral.

Foi decidido que, no período de 05 de julho a 28 de outubro de 2012, o secretário estadual de organização, Marcelo Cardia, assumirá interinamente a presidência do Comitê Estadual. O secretário estadual de Juventude, Rovílson Brito, responderá pela chefia de gabinete da liderança da bancada estadual na Assembleia Legislativa.

A reunião também apreciou e deliberou sobre dois recursos acerca do resultado das convenções de dois comitês municipais. Os recursos foram recusados por unanimidade.

Novo filiado

Durante o encontro da Comissão Política, Nádia Campeão também anunciou a filiação do atual prefeito de Lorena, Paulo Neme, médico pediatra que cumpre o seu segundo mandato. Na próxima quarta-feira, dia 11, uma delegação do Comitê Estadual, que contará com o membro do secretariado nacional,Nivaldo Santana, irá visitar e dar as boas vindas ao prefeito Paulo Neme.

Da Redação do Vermelho São Paulo