Debate: Planejamento é meta de Inácio para Fortaleza
Inácio Arruda (PCdoB) participou na manhã desta quinta-feira (12) do primeiro debate realizado com os candidatos que disputam a Prefeitura de Fortaleza. Promovido pela TV DN e apresentado pelo jornalista Edson Silva, o debate foi veiculado via internet e reuniu os 10 nomes que concorrem ao cargo de Prefeito da capital cearense. Ao longo de quatro blocos, eles responderam perguntas entre si e ainda questionamentos enviados por internautas via redes sociais sorteados aleatoriamente.
Publicado 12/07/2012 11:38 | Editado 04/03/2020 16:29
No primeiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para apresentar propostas para Fortaleza. Em sua intervenção, Inácio Arruda relembrou sua origem. “Nasci na periferia, numa família que lutou pela sobrevivência e pela educação de seus filhos. Junto aos movimentos sociais, ajudamos a organizar o povo para conquistar melhorias”, ratificou. O comunista citou o ex-presidente Lula que, sem formação acadêmica, também sofreu preconceito mas tornou-se “o melhor presidente do Brasil”. “Ajudamos desde o primeiro dia a eleger Lula, Dilma, o atual governador e ainda a prefeita”. Inácio destacou ainda que não adianta citar os inúmeros desafios que a cidade carece mas focou no principal tema de sua campanha. “A questão crucial é planejamento. Sem isso, prefeito nenhum conseguirá resolver os problemas que a cidade precisa. Tenho certeza de que a Presidenta Dilma irá nos ajudar com um planejamento arrojado e avançado para Fortaleza”.
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. Questionado por Marcos Cals (PSDB), Inácio falou sobre os recursos em torno de R$ 2 bilhões que Fortaleza teria para investir em mobilidade urbana e não foi aproveitado por falta de projetos. “Desde 1997, ainda na gestão de Juraci Magalhães, a cidade liquidou seu instituto de planejamento. A cidade está sem um órgão que se preocupe com projetos ordenados. Ajudamos a garantir estes recursos junto ao Governo Federal que não serão perdidos porque virão sim para o Ceará, só que, por falta de planejamento, Fortaleza ficou sem esta verba”. Inácio destacou também, focando na importância do planejamento, a necessidade reconhecer as debilidades da cidade. “Devemos cumprir o que diz o Estatuto das Cidades senão vamos continuar cometendo os mesmos erros. Proponho a criação do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social não só para a arrecadação de recursos, mas para trazer para a gestão a contribuição dos trabalhadores, empresários, academia e demais setores da sociedade que possam agregar e contribuir no sentido de, juntos, construirmos a cidade que queremos”.
Na terceira etapa do debate, os candidatos responderam perguntas enviadas pelos internautas que foram sorteadas aleatoriamente. Questionado sobre a possibilidade de armamento da Guarda Municipal, Inácio destacou a ansiedade que a população tem para ver resolvido o problema da segurança pública na cidade. “A violência tem nas drogas um grande entrave. Propomos um programa que possa ser executado aliando as Secretarias de Saúde do Município e do Estado que possam acolher os dependentes químicos. Essas pessoas precisam de tratamento e acolhimento. Temos proximidade com a Secretaria de Saúde do Estado porque dois dos últimos titulares fazem parte do nosso Partido”, ratificou. Inácio se disse favorável ao armamento da Guarda Municipal. “Se já existem equipamentos públicos que contam com segurança armada, porque não equipar a Guarda Municipal e fazê-la atuar em unidades pacificadoras junto com outras esferas da segurança como Polícia Civil e Militar? Precisamos, porém, mapear a cidade e saber onde devem ser instaladas essas unidades pacificadoras. Quem melhor sabe da carência da cidade é a população e queremos ouvi-la para identificar estes locais”, defendeu.
Nas considerações finais, Inácio chamou o internauta e a população para o diálogo. “Quero chamar você, que me viu crescer nesta cidade, a caminharmos juntos e ter sua contribuição na nossa gestão”. O comunista destacou a presença de Chico Lopes como vice. “Ele é uma liderança popular e carismática. Agora é Inácio e Chico, Chico e Inácio. Não adianta uma campanha milionária se o candidato não conhece a cidade, não vivenciou as carências da população e não tem o sentimento do povo. Vamos juntos por uma cidade melhor”, finalizou.
#Inacio65
Em mais uma mobilização pela internet, a militância comunista mostrou sua força. Durante o debate, a hashtag #Inácio65 ficou entre os assuntos mais comentados em Fortaleza, nos Trending Topics (TTs) – lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter. Dos 10 temas mais comentados, Inácio ficou em segundo lugar, perdendo apenas para #DebatesDiário. Hashtag é um termo utilizado no Twitter onde outros usuários encontram informações sobre uma palavra-chave, mesmo que eles não sejam seguidores.
O Twitter já é considerado um meio de mobilização eficaz e será uma das principais ferramentas para a militância comunista na candidatura de Inácio Arruda. Dentre as ferramentas oficiais da campanha estão o @Incio65 e o @InacioeChico65, além das contas pessoais dos candidatos: @inacioarruda e @Chico_Lopes.
De Fortaleza,
Carolina Campos