Protógenes quer melhorar qualidade dos trabalhos de telemarketing
O deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), autor do requerimento de audiência pública para debater a preparação do setor de telemarketing para a Copa do Mundo de 2014, disse que o problema de comunicação em outra língua não é apenas do setor de telemarketing. Segundo ele, “o Brasil está com uma série de desafios, uma série de demandas que nós precisamos superá-los e vamos superá-los”, disse.
Publicado 11/07/2012 11:01
A audiência, realizada nesta terça-feira (10), na Comissão de Turismo da Câmara, contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing e Call Center da Grande São Paulo, Marco Aurélio Oliveira, que defendeu a qualificação dos profissionais do setor, como o ensino da segunda língua.
Segundo o deputado, o atendimento é ruim, mas atribuiu à falta de qualificação dos trabalhadores. Em São Paulo, apenas quatro mil trabalhadores são bilíngues, ou seja, 1% dos 400 mil profissionais. Ele defende o ensino de uma segunda língua para melhor atender os turistas da Copa do Mundo.
Para Marco Aurélio Oliveira, se o atendimento é ruim é porque falta qualificação. “Nós sabemos hoje que o uso da segunda língua será essencial para a Copa do Mundo para que o turista seja bem-vindo. Outras profissões, outros setores já estão trabalhando com a segunda língua, o inglês, principalmente, e o espanhol, para que as pessoas que vão ser empregadas na Copa possam atender o turista o seu dia-a-dia”, disse. Marco Aurélio disse ainda que quem trabalha no telemarketing é o jovem pobre das periferias.
Segundo o presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, Roberto Meir, o setor de telemarketing/call center vai precisar de jovens para atender em inglês e espanhol. Mas ressaltou que nenhuma pessoa que aprenda outra língua se interessa em trabalhar no setor. “A nossa recomendação é muito clara: uma política pública para o setor passa pelo respeito a esse jovem trabalhador, pela sua capacitação, pela sua qualificação”, afirmou Meir.
O mercado nacional de telemarketing conta atualmente com cerca de 1,3 milhão de pessoas. Somente no estado de São Paulo, são 400 mil profissionais e 160 mil posições de atendimento, com previsão de abertura de 32 mil novas vagas para este ano.
Em todo o país, informa Protógenes, o setor ainda consolidou 1,5 bilhão de chamadas por mês, o equivalente a sete ligações por cada brasileiro em 2011, o que enseja um grande debate sobre o impacto desse setor na Copa do Mundo de 2014.
Da Redação de Brasília