Ramon Galvão Fernandes: Os 90 anos do PCdoB

O texto a seguir foi o 3º colocado no 2º Concurso Literário Marxista cujo tema era os 90 anos do PCdoB. O concurso é uma iniciativa do PCdoB de Fortaleza, através da Secretaria de Formação.

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de esquerda, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis. Fundado no dia 25 de março de 1922, na cidade de Niterói-RJ e reorganizado em 18 de fevereiro de 1962 em São Paulo, sob a sigla PCdoB. Sua sede é em Brasília. Seu símbolo é uma foice e um martelo cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa, em amarelo, sobre fundo vermelho, sob os quais está escrita a legenda "Partido Comunista do Brasil". Seu código eleitoral é o 65. Edita o jornal A Classe Operária e a revista Princípios e, internacionalmente, é membro do Foro de São Paulo. Faz parte da base de sustentação do governo Dilma. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o PCdoB contava, no último Congresso, com 102.332 afiliados. Viveu por 60 anos na clandestinidade, perseguido pelo regime militar, e dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75.

Apenas as palavras acima seriam suficientes para definir o Partido Comunista do Brasil? Não! O PCdoB é mais que isto. O PCdoB não é apenas parte significativa da história recente do nosso País, não é apenas o partido mais bonito da história do Brasil. O PCdoB é um modo de viver, é um estilo de vida que tem contagiado milhares e milhares de pessoas Brasil afora com a sua visão ousada de fazer política e entender os anseios das classes menos abastadas da sociedade.

Este não é um ano como qualquer outro. Este é um ano especial para o nosso Partido. É o ano do noventenário do PCdoB! Muitas festividades aconteceram durante todo o mês de março passado. Através de sua importante representatividade no Congresso Nacional, o PCdoB teve a nobre oportunidade de festejar junto aos parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, em uma sessão solene realizada no dia 26 de abril do corrente ano, mais este belo natalino. Na referida sessão, em tom de brincadeira o presidente do Senado, José Sarney, afirmou: “– O PCdoB é mais velho do que eu nove anos –“. O parlamentar ainda acrescentou que “– A história do PCdoB é longa, rica de valores, sacrifícios, heroísmos.

Em nosso Estado, as festividades se estenderam da Câmara Municipal à Assembleia Legislativa. No Poder Legislativo Mirim, a iniciativa da proposta ficou por conta da nobre Vereadora Eliana Gomes (PCdoB). Entre outras autoridades, participaram do evento político o Senador Inácio Arruda, o Deputado Federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT). Lideranças de outros partidos também prestigiaram a sessão, a exemplo do presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo. Ao falar na sessão, o Senador Inácio Arruda destacou a aliança nacional que envolve os partidos de esquerda e lembrou que, “apesar das disputas naturais pelo poder, as siglas estarão sempre do mesmo lado, lutando por uma sociedade mais igualitária”. A canção “A Bandeira do meu Partido”, de Jorge Mautner, foi destaque na sessão.

Eliana Gomes evidenciou a trajetória de luta do partido por uma sociedade liberta, falando das conquistas no governo Lula e da presidente Dilma Rousseff. A parlamentar lembrou ainda da participação do PCdoB nas “Diretas Já” e na campanha “O Petróleo é nosso”, ressaltando o crescimento do partido nas mais diversas esferas de Governo.

Já na Assembleia Legislativa, a iniciativa ficou por conta do então Deputado Estadual em exercício Dr. Pierre, que afirmou considerar a homenagem mais do que justa a um Partido que participou ativamente da história do país. “O PCdoB é um partido que tem compromisso com o povo e está engajado no processo de transformação política do Brasil. Chega aos 90 anos forte e consolidado com grandes projetos em prol da coletividade”. Afirmou Pierre. O Deputado Federal João Ananias afirmou que “se sente honrado em fazer parte do PCdoB e de poder contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Já o Senador Inácio Arruda destacou que “há muito que contar sobre a história do PCdoB, que nasceu com o objetivo declarado de construir a nova sociedade, sem oprimidos e sem opressores”.

Além dos parlamentares, representantes de movimentos sociais e amigos do PCdoB, a solenidade na Assembleia Legislativa ainda contou com a presença de Renato Rabelo, Presidente Nacional do Partido.

E o que falar da militância, heim? Como parte da programação de comemoração aos 90 anos de fundação do PCdoB, muitos cearenses participaram de uma mobilização virtual que reuniu comunistas de todo o país. Na tarde da segunda-feira (26.03.12), os militantes fizeram um “Tuitaço”, divulgando a hashtag #PCdoB90anos. Assim, os internautas tiveram como obter diversas informações sobre o nosso partido em tempo real pela internet.

As comemorações pelos 90 anos do partido também contou com uma bela caminhada no dia 17 de março, que saiu do Comitê Municipal do PCdoB, na Avenida da Universidade (às 9 horas) rumo ao centro da cidade de Fortaleza, contando com a presença dos parlamentares Inácio Arruda, Chico Lopes, João Ananias, Lula Morais e outros que, com gritos de guerra, bandeiraço e muita disposição, abrilhantaram o centro comercial da Capital Alencarina naquele dia.

Pelo que se vê, o nosso partido é muito mais que uma bandeira vermelha. O PCdoB é grande, é jovem, é forte, vigoroso e ousado. Nunca tivemos tanta certeza do seu potencial e da sua importância para a sociedade brasileira. O povo precisa do PCdoB. O Brasil precisa do PCdoB e o PCdoB do seu povo, da sua militância e do Brasil!

O PCdoB comemora seus noventa anos com uma linda história de vida, tendo muito o que contar. Cabe a cada um de nós, página e parte desta história, construí-la mais bela a cada dia, zelando pelo nome do partido e dos seus princípios éticos, morais e ideológicos, de modo que daqui a outros noventa anos a gente tenha como retratar a história dos seus 180 anos com vigor e altivez, tal qual neste ano de 2012.

Sou Comunista! Sou PCdoB! Sou 65! Avante Camaradas!
 

Leia também:
Premiados vencedores do 2º Concurso Literário Marxista