É hoje! Roniwalter Jatobá lança Cheiro de Chocolate
Às 18h30, na livraria Martins Fontes, em São Paulo, lançamento do mais novo livro de Roniwalter Jatobá
Por José Carlos Ruy
Publicado 09/07/2012 18:56

Roniwalter Jatobá, é um dos principais escritores brasileiros contemporâneos, diz o poeta e professor Ruy Espinheira Filho. E. na literatura brasileira, ele ocupa um lugar ímpar: seu tema é a vida do povo pobre da periferia de uma grande metrópole, como São Paulo. Ou de uma cidade à beira de uma grande rodovia, no norte de Minas, sua Campanário de origem. Ou de Campo Formoso, no sertão baiano, onde cresceu e viveu antes de mudar para São Paulo.
A matéria de seus romances é a vida dos trabalhadores, que foi e que conheceu. Em São Paulo, onde vive desde 1970, foi operário na Kharmann-Ghia, em São Bernardo do Campo, e morou ao lado da lendária Nitroquímica, na zona Leste da cidade – fábrica que, antes da ditadura militar, abrigou uma das maiores e mais ativas células operárias do Partido Comunista do Brasil. Depois, tornou-se gráfico na Editora Abril, onde encontrou o caminho do jornalismo e da literatura, rota natural para um jovem devorador de livros como fora desde a meninice.
Literatura que se desdobra em múltiplos registros desde o livro de estreia, Sabor de Química (1976); em 1978, Crônicas da Vida Operária, mereceu o prêmio Casa de Las Americas, em Cuba; foi premiado. Os títulos se sucederam, com histórias e personagens obrigatórios para um leitor atualizado e antenado com os problemas e as vivências dos brasileiros de nosso tempo. Ou com biografias como O Jovem Che Guevara, O Jovem JK, ou O Jovem Luiz Gonzaga.
Na tarde desta terça-feira (10) os leitores poderão conhecer o mais novo fruto desta safra fértil: Roniwalter Jatobá lançará, em São Paulo, seu livro mais recente: Cheiro de Chocolate e outras histórias, que a Nova Alexandria acaba de publicar.
Lançamento
Roniwalter Jatobá
Cheiro de chocolate e outras histórias
Local: Livraria Martins Fontes Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 509 – São Paulo (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô)
Horário: das 18h30 às 21h30
TODOS SERÃO BENVINDOS!