Osmar Júnior faz homenagem a Frei Antônio Curcio
Ele lembrou que com a criação do Colégio Industrial São Francisco de Assis, em Floriano, o Frei implantou uma experiência educacional vitoriosa.
Publicado 05/07/2012 12:43 | Editado 04/03/2020 16:59
O deputado federal Osmar Júnior fez discurso, na Câmara, registrando o falecimento de Antonio Curcio, ocorrido no dia 27 de junho passado. Ele lembrou que com a criação do Colégio Industrial São Francisco de Assis, em Floriano, o Frei implantou uma experiência educacional vitoriosa, que garantiu a milhares de alunos acesso ao ensino de elevado nível. O próprio deputado afirmou que teve o privilégio de estudar na escola, fundada há 43 anos.
Frei Antônio Curcio nasceu na Itália, na cidadezinha de Montefalcone di Val Fortore, no dia 10 de julho de 1920. Em 19 de março de 1943, em plena 2ª guerra mundial, concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia.Logo após, foi ordenado Sacerdote na Capela particular do Arcebispado de Benevento.
No ano de 1960, com 40 anos de idade, acolhendo o chamado de sua Ordem Religiosa para as Missões, embarcou para o Brasil. Primeiro atuou no interior do Tocantins, onde trabalhou junto a índios. Frei Antonio chegou a Floriano em fevereiro de 1967, e imediatamente iniciou a construção do Convento da Ibiapaba, ajundando pessoalmente os pedreiros na execução da obra, que depois de pronta recebeu os primeiros Confrades com a Fundação Missionária Nª Sª das Graças.
Neste período, enquanro estava construindo o Convento da Ibiapaba, o Frei fez uma profunda pesquisa sobre a evolução de Floriano entre as décadas de 40 a 60, tendo como foco principal a educação. “ O resultado dessa pesquisa foi determinante para que ele mudasse o tipo de educação vigente naquela época.”. O Colégio Industrial São Francisco de Assis teve sua aula inaugural no mês de abril de 1969. De acordo com o deputado, o novo Colégio Industrial foi muito bem aceito pela sociedade local e várias entidades se manifestaram favoravelmente à filosofia educacional proposta.
“Ao registrar a vida de Frei Antonio Curcio, e seu legado, quero me somar ao povo de Floriano, especialmente aos milhares de alunos, ex-alunos, professores, e funcionários do Colégio Industrial, no reconhecimento ao trabalho de um homem simples, culto, generoso, e determinado na defesa das ideias que acreditava”, disse Osmar em discurso. Ele aproveitou para agradecer também a professora Rubenita Ferreira, parceira de Frei Antonio na direção do colégio Industrial desde o primeiro dia de sua fundação. “Ela foi continuadora dessa obra educacional que formou, e continuará formando jovens para o desenvolvimento de nossa terra”.