Mujica ratifica respaldo ao ingresso da Venezuela no Mercosul

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica afirmou, nesta quarta-feira (4) que há unanimidade entre os países do Mercosul para receber a Venezuela como novo membro com direito pleno no bloco comercial.

Em entrevista ao jornal La República, Mujica reiterou que, ainda que a reunião entre os chefes de Estado de Argentina, Uruguai e Brasil tenha sido convocada pela presidenta Dilma Rousseff, a decisão foi respaldo dos três países.

Leia também:
Pedro Silva Barros: bem-vinda ao Mercosul, Venezuela
 

“O Uruguai não podia vetar o eventual ingresso da Venezuela quando foi o parlamento uruguaio que decidiu aprovar sua incorporação”, sublinhou.

Ele colocou um ponto final na polêmica difundida pela imprensa internacional envolvendo seu chanceler, Luis Almagro. “Eu sou o responsável e não o chanceler. Estou de acordo com seu desempenho”.

Mujica reforçou ainda a necessidade de reformar o Mercosul e lembrou que a ordem jurídica deste organismo “nasce em um marco jurídico e conceitual criado na década de 1990 com predomínio neoliberal”.

E ressaltou ainda que “não representa todas as mudanças que tivemos em 20 anos. Agora precisamos nos adequar à mudança conceitual que se deu nesta conjuntura”, acrescentou.

Com AVN