China enfrenta rápido aumento do nível do mar
O nível do mar nos arredores da costa da China aumentará entre 145 e 200 milímetros até 2050, o que afetará cerca de 1.300 municípios dessas zonas, adverte o Governo em um relatório divulgado nesta quinta-feira (5)
Publicado 05/07/2012 15:13
Segundo o documento, que é uma atualização do emitido em 2011 pela Administração Oceânica Estatal (SOA), o fenômeno golpeará três por cento do total do país, isto é, 87 mil quilômetros quadrados de terras baixas costeiras.
Entre os fatores que têm acelerado esse processo estão a maior atividade humana nessas regiões, incluído o uso excessivo das águas subterrâneas e a construção de edifícios muito altos, indica o texto.
O alerta explica também que o aumento no nível do mar intensificará os desastres naturais como tempestades, aumentará a erosão do solo devido à água e afetará os campos de sal e a aquicultura.
De acordo com o relatório, divulgado por meios de imprensa, de 1980 a 2011, esse indicador aumentou 2,7 milímetros como média anual, mais rápido que a média mundial.
A SOA atribui a este fenômeno a magnificação do impacto das tempestades ao redor da costa sudeste da China e as marés de sal nos rios Yangtsé e Pérola em 2011.
Fonte: Prensa Latina