Raúl Castro inicia visita oficial à China

O presidente de Cuba, Raúl Castro, iniciou nesta quarta (4) uma visita oficial à China centrada no fortalecimento das relações bilaterais. Para isso, serão assinados acordos de cooperação.

Segundo informação oficial, o chefe de Estado da nação caribenha dialogará com seu homólogo anfitrião, Hu Jintao, e outras altas autoridades deste país também sobre temas internacionais e regionais de mútuo interesse. 

O primeiro vice-titular de Relações Exteriores, Zhang Zhijun, saudou ao mandatário cubano na sua chegada a Pequim, acompanhado por uma delegação integrada pelo vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas, e o chanceler Bruno Rodríguez.

Ao referir-se a esta visita na segunda-feira passada, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores Liu Weimin assinalou que seu país lhe concede grande importância, e recordou que Cuba foi o primeiro Estado latino-americano que estabeleceu relações diplomáticas com a nova China, em setembro de 1960.

A presença de Raúl Castro inscreve-se nos frequentes intercâmbios de visitas de alto nível entre ambas as nações. China e Cuba desenvolvem amplos vínculos de cooperação em várias áreas, entre elas a biotecnologia e a educação.

Essa última tem como expressão recente a graduação de mais de 200 jovens chineses formados em instituições cubanas nas especialidades de licenciatura em Língua Espanhola, Turismo e Pedagogia, graças a programas iniciados em 2006.

A respeito das relações econômicas, cabe recordar que a China é o segundo sócio comercial da ilha e, entre outros indicadores, destaca que este país se consolidou em 2011 como o maior emissor de delegações empresariais a Cuba, com 35.

A visita oficial que o presidente cubano iniciou hoje precede a que realizará ao Vietnã na sequência de seu percurso pela Ásia.

Fonte: Prensa Latina