Obrador afirma que vai impugnar eleições mexicanas por fraude
Andrés Manuel López Obrador anunciou na noite desta segunda-feira (2) que impugnará a eleição presidencial no México. De acordo com os resultados, o candidato do PRI, que governou o país por mais de 70 anos, Enrique Peña Nieto venceu as eleições com cerca de 6,44% de diferença para Obrador.
Publicado 03/07/2012 11:52
O candidato da esquerda mexicana irá reclamar das irregularidades do progresso antes e durante as eleições. “Não podemos aceitar um resultado fraudulento, há procedimentos para isso, vamos apresentar as provas, há muitos elementos para decidir que se violou o artigo 41 da Constituição, que estabelece que deve haver igualdade”, explicou.
De acordo com Obrador, as maiores irregularidades ocorreram no Estado do México, que foi governado por Enrique Peña Nieto. Somente nesta localidade, o PRI teria comprado um milhão de votos e essa prática teria sido repetida em outros Estados.
Até a manhã desta terça-feira (3), a diferença entre os dois candidatos era de 3 milhões 151.117 votos.
“Estou tranquilo, sei da minha responsabilidade histórica e atuarei de forma consequente”, advertiu Obrador. “Tenho que atuar com responsabilidade, às vezes gostaria de me expressar de outra maneira, mas tenho que me autolimitar devido à responsabilidade que tenho e pelos que participam do movimento”, disse ainda o candidato.
Com informações do Pagina/12