Presidente de Cuba inicia visitas oficiais à China e Vietnã

O presidente de Cuba, Raúl Castro, partiu neste domingo (1) para viagens à China e ao Vietnã, segundo uma nota publicada pelo governo cubano. Ele foi acompanhado pelo vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas Ruiz, e pelo ministro das Relações Exteriores do país, Bruno Rodríguez.

China e Vietnã são nações socialistas que têm aplicado, nos últimos anos, medidas para reformar seus sistemas. Cuba, por sua vez, também deu início a uma série de mudanças políticas e econômicas para impulsionar o mercado e atualizar o processo revolucionário.

"Durante a visita, o presidente Hu Jintao organizará uma série de atividades em homenagem ao presidente, que também se encontrará com outros dirigentes chineses", afirmou o porta-voz da diplomacia de Pequim, Liu Weimin.

"Cuba é um país importante na América Latina. Também foi o primeiro a estabelecer relações diplomáticas com a China", disse.  A China é o segundo principal parceiro comercial de Cuba, atrás da Venezuela, com um comércio bilateral que em 2010 chegou a US$ 1,8 bilhão, segundo dados oficiais.

Vietnã

Quanto à visita ao Vietnã, não foram divulgados detalhes nem o tempo exato da estadia de Raúl Castro no país. O Vietnã é considerado pelo governo de Cuba como um aliado político e econômico, com um comércio bilateral de arroz, confecção têxtil, calçados, computadores, produtos eletrônicos, madeireiros e café.

Em abril deste ano, esteve na ilha o secretário-geral do Partido Comunista vietnamita, Nguyen Phu Trong, que convidou Raúl Castro a fazer uma visita "oficial e amistosa" a seu país.

Fonte: Opera Mundi