Obama amplia vantagem sobre Romney entre latinos, diz pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ampliou a vantagem sobre o adversário republicano, Mitt Romney, para as eleições de novembro entre os eleitores latinos, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (26).

De acordo com a sondagem, divulgada pelas emissoras de televisão NBC e Telemundo e pelo jornal "The Wall Street Journal", o democrata possui 66% dos votos, contra 26% do candidato republicano. Em relação à pesquisa anterior, de maio, Obama subiu cinco pontos percentuais, enquanto Romney perdeu um.

Os dados confirmam o crescimento eleitoral do atual presidente entre os eleitores latinos após o anúncio da liberação temporária de vistos de residência a jovens sem documentos que estejam há mais de cinco anos no país, o que atingiu especialmente os imigrantes de língua espanhola. Entre os eleitores entrevistados, 87% aprovam a medida.

Os latinos também têm mais avaliações positivas sobre o manejo da economia feito pelo democrata (62% contra 42% da média nacional) e em relação à imagem do presidente (47%). O levantamento foi realizado com 203 hispânicos entre 20 e 24 de junho e tem margem de erro de 5,7 pontos percentuais.

Do Portal Vermelho, com agências