Cuba: jovens debatem manipulação da mídia e Internet

Jovens cubanos debateram a manipulação da mídia e presença do cidadão na Internet, temas que consideravam um cenário de disputa ideológica na sociedade de hoje.

Durante uma reunião de pesquisa de socialização, comunicação e mídia imprensa, participantes focaram a controvérsia no caso de Cuba, destino de manipulação pelas campanhas de grandes meios de comunicação de notícias ocidentais. A análise veio de dois estudos recentes empreendidos pela licenciada em jornalismo, Arianna Barredo e Yohana Lezcano, que falaram da construção do discurso jornalístico de alguns jornais estrangeiros com presença em Cuba e o processo de aprendizagem para a emancipação do cidadão on-line.

A este respeito, Barredo disse que há a tentativa de denegrir a imagem do país com um discurso jornalístico que conota uma falsa relevância social a grupos de contra-revolucionários.

A Jornalista também disse que a política de alguns destes meios de comunicação, principalmente aqueles que respondem aos interesses dos Estados Unidos, é agressiva e trabalham contra a imagem da nação caribenha. Para o Professor Roger Ricardo, Internet tornou-se uma cena de disputa ideológica, cuja mangnitude e escopo irão aumentar na mesma medida em que o binômio tecnologia-política estreitar laços.

Nesta quinta-feira (21), a Casa Branca, nos Estados Unidos, revalidou sua política isolacionista contra a ilha através de novas restrições às diversas ferramentas do Google, que estão disponíveis gratuitamente para os usuários do resto do mundo. De acordo com Christine Chen, gerente de comunicações globais e assuntos públicos da empresa, as proibições impostas respondem ao bloqueio econômico, financeiro e comercial que Washington mantém sobre Cuba durante mais de meio século.

Fonte: Tudo para minha Cuba (com informações da Prensa Latina)