Irã anuncia prisão de chefe de rede de espionagem

A detenção do chefe de uma rede de espionagem responsável pelo assassinato de vários cientistas nucleares nativos no Irã foi anunciada nesta quinta (21) pelo ministro de Inteligência Heidar Moslehi.

Dias atrás, o Departamento de Informação dessa mesma dependência reivindicou a detenção de um grupo de pessoas vinculadas aos atentados contra cientistas nucleares persas.

Moslehi fez a revelação em seu discurso perante a 4ª Reunião sobre Direitos Humanos em Teerã, informa a agência informativa oficial IRNA, em uma nota publicada em seu site em idioma inglês.

"A arrogância global é tão grande que a recente detenção (do chefe da rede de espionagem) lhe tem propinado um sério golpe, assinalou o titular", conforme a versão.

As autoridades iranianas utilizam os termos arrogância global para aludir às potências ocidentais -Estados Unidos, Reino Unido e França -, com as quais tem um amargo diferendo pelo desenvolvimento de seu programa energético nuclear, que Teerã assegura ser necessário para complementar seus planos de desenvolvimento econômico.

"Os serviços de inteligência estrangeiros têm pago um alto preço por apoiar os grupos de oposição dentro e fora do país, o que demonstra que continuam seu respaldo aos dissidentes e planejam vários complôs para erradicar o Islã do Irã", agregou o ministro persa.

Fonte: Prensa Latina