Ban Ki-moon e presidente do Irã conversam no Rio
O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conversou nesta quinta (21) com o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, sobre a situação na Síria e o programa nuclear iraniano, informou o escritório do porta-voz da ONU.
Publicado 22/06/2012 14:37
Ambos dirigentes se reuniram nesta quinta-feira (21) na cidade do Rio de Janeiro, onde participam da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Segundo uma nota distribuída na sede do organismo mundial em Nova York, Ban Ki-moon e Ahmadinejad analisaram as relações na região do Oriente Médio, as negociações nucleares do Irã e a situação na Síria.
Ontem, o titular da ONU lamentou a falta de acordo registrado nas recentes negociações sustentadas em Moscou entre Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China), mais Alemanha.
Diante do chamado Grupo 5+1, o governo iraniano reiterou o caráter pacífico de seu programa nuclear e sia reivindicação para que se reconheça seu direito a enriquecer urânio.
Em sua declaração, Ban Ki-moon instou as partes a avançarem para uma rápida solução que restaure a confiança internacional em que o programa nuclear iraniano possa ser considerado exclusivamente pacifico.
Fonte: Prensa Latina