Bolivia anuncia nacionalização de empresa mineira

O governo boliviano decretou nesta quarta (20) a nacionalização da empresa mineira Colquiri, propriedade até então da companhia Sinchi Huayra, filial da suíça Glencore, que explode várias minas no país.

O decreto de nacionalização foi assinado pelo vice-presidente Alvaro García Linera, depois de um acordo atingido pelo governo com os cooperativistas da região e os mineiros assalariados.

Para o vice-presidente, que também presidente da Assembléia Legislativa, "a nacionalização dos recursos naturais é a base material da soberania. Sem nacionalização não há soberania, o que há é sentimento pátrio".

O decreto de nacionalização estabelece que a Corporação Mineira de Bolívia será a encarregada da administração do centro mineiro, bem como do arrendamento aos cooperativistas de Rosario, uma das tantas da região de Colquiri.

A nacionalização da referida companhia segue um processo similar contra a Empresa Transportadora de Energia, filial da espanhola Redes Elétricas, nacionalizada em maio por um decreto governamental.

Fonte: Prensa Latina