Piauí fará maior colheita de milho
Apesar da estiagem, que atinge grande parte do Estado, será feita um colheita recorde do grão
Publicado 19/06/2012 12:29 | Editado 04/03/2020 16:59
As fazendas dos Cerrados piauienses serão responsáveis por mais de 95% da produção, o que garantiu que a produção não houvesse queda. A agricultura familiar, responsável pela maior área destinada ao plantio do milho, cerca de 260 mil hectares, é a que mais sofre com a estiagem e apresentou perca de produção.
Segundo o engenheiro agrícola da Conab, Flávio Magalhães, o principal fator para um aumento na produção é a destinação de uma maior área por parte dos produtores dos Cerrados. “Esse ano foi destinado pelos produtores dos Cerrados 93,1 mil hectares e um aumento de 26,5% em relação à safra anterior. A tendência é que a cada ano, mais áreas sejam destinadas ao plantio do milho”, explica.
Dentre outros fatores, o preço do milho e da soja no mercado tem impulsionado os produtores a aumentar a produção do grão. “Temos, além do aumento da área de plantio, a superação da produção do milho em relação à área plantada, quando comparado a soja, que atrai o produtor para a escolha desse grão”, afirma.