SAMU treina motoristas para agilizar atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/DF/192) promove a partir de hoje, até o dia 13 de julho, o curso de capacitação de novos condutores. O principal foco do treinamento dos 70 motoristas será a direção segura e defensiva.
Publicado 18/06/2012 10:45 | Editado 04/03/2020 16:41
O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. A primeira começará a ser ministrada nesta segunda-feira, às 8h, na rede de Frio (Parque de Apoio da Secretaria de Saúde) no Setor de Indústrias e prosseguirá diariamente até às 18h. A parte prática do treinamento, também de 8 às 18h, ocorrerá no Autódromo de Brasília ou no estacionamento público da quadra 119/121, em Samambaia.
Após essa fase, os condutores estarão em trabalho nas ruas, para um estágio supervisionado de 36 horas. Somente depois do estágio, eles começarão a conduzir oficialmente as unidades básicas ou avançadas de socorro. Segundo a coordenadora substituta do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Sandra Nazaré Costa Monteiro, o objetivo do treinamento é “motivar os condutores e mostrar que eles são fundamentais para o trabalho de resgate e para a equipe”.
Segundo ela, após o treinamento, o motorista passa a ser condutor socorrista, estando apto, inclusive, a atuar como apoio das equipes formadas por médicos e técnicos e enfermagem. A Reanimação cardio-vascular, remoção de vítima de trauma e primeiros-socorros serão alguns dos temas abordados durante o curso, com 100 horas-aula.
Uma vez aptos, os condutores trabalharão ligados aos sete núcleos do Samu-192 que funcionam em bases próximas às Regionais de Saúde.