Deputado pede sessão solene para homenagear imigração chinesa
O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) solicitou que a Câmara dos Deputados realize sessão solene para marcar os 200 anos da imigração chinesa no Brasil. O pedido foi apresentado ao Congresso na última semana, mas ainda não há data confirmada para a realização da homenagem. A líder do PCdoB na Câmara, deputada federal Luciana Santos (PE), também assina a solicitação.
Publicado 18/06/2012 14:05
O deputado, que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, que apoia e facilita a relação entre os dois países, destaca que “nesse momento tão importante e histórico, entendemos que esta Casa não pode deixar de prestar sua homenagem e dar as devidas honras a esse povo que trouxe tanto desenvolvimento e benefícios para nosso País".
Os primeiros imigrantes chineses vieram para o Brasil para trabalhar na implantação de uma ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. Por volta de 1810, Portugal organizava, em sua colônia de Macau, no território chinês, a imigração de chineses, que desembarcavam no Brasil e eram encaminhados para o bairro do Flamengo, no Rio.
Os chineses que foram para São Paulo chegaram a partir de 1900, eles viajavam 45 dias de navio e vinham para cá principalmente atraídos pelas grandes quantidades de terra que
aqui existiam. Na China, a fome era grande e as terras cultiváveis, poucas. O grande fluxo imigratório deu-se a partir da década de 1950, quando a China passou por muitas guerras internas.
Dentre as contribuições chinesas ao cotidiano brasileiro, podem-se destacar a culinária típica, a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa, as artes marciais, o horóscopo chinês e os fogos de artifício. Estima-se que hajam entre 200 mil e 250 mil chineses de descendentes no Brasil, sendo mais de 150 mil deles só em São Paulo.
De Brasília
Com agências