Milhares protestam contra medidas de arrocho em Portugal

Milhares de pessoas protestaram neste sábado nas ruas de Lisboa, convocadas pela CGTP, principal confederação sindical portuguesa, para protestar contra a política de arroche do governo de centro-direita e imposta pela UE (União Europeia) e pelo FMI.

Os sindicatos esperavam uma participação mais importante que a da manifestação de sábado passado em Porto, a grande cidade do norte do país que reuniu cerca de 30 mil pessoas.

"Se o governo continuar por essa via, Portugal vai afundar", afirmou à agência France Presse João Cruz, operário ferroviário de 43 anos que este ano perdeu dois meses de seu salário de 1 mil euros devido às medidas de retificação orçamentária.

"Esta crise na Europa apenas favorece a Alemanha, enquanto países como o nosso são abandonados à sua sorte", indignou-se Susana Leal, uma trabalhadora têxtil que chegou do interior do país.

A reforma está contida no plano de rigor e de reformas exigido a Portugal pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, em troca de um empréstimo de 78 bilhões de euros fechado em maio de 2011.

Fonte: Folha.com