Iliescu fala à TeleSul sobre a greve nas universidades federais
A greve dos professores da rede federal de ensino superior e a participação dos estudantes brasileiros nessa luta ganhou destaque no jornal televisivo Agenda Abierta, da TeleSur, que foi ao ar na manhã desta sexta (15). O programa é um noticiário internacional transmitido para Venezuela, Espanha, Argentina, Bolívia e Cuba.
Publicado 15/06/2012 10:11
Em entrevista à apresentadora do programa, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, falou sobre a greve, iniciada dia 17 de maio, à qual mais de 50 universidades do país todo já aderiram, e que têm recebido massivo apoio dos estudantes brasileiros.
Neste momento de intensa luta por melhorias no ensino superior brasileiro, a UNE reforçou a defesa de uma reforma universitária democrática e declarou todo seu apoio à greve. Em sua última reunião de diretoria executiva, realizada no dia 31 de maio, uma nota foi lançada declarando apoio às paralisações e reivindicando um novo Plano Nacional de Ensino (PNE) à altura dos desafios do país, que garanta 10% do PIB e 50% dos royalties e Fundo Social do Pré-Sal para educação.
Leia o documento na íntegra aqui.
Confira abaixo a entrevista de Daniel Iliescu ao canal TeleSur
Fonte: UNE