Secretário da Opep rechaça medidas contra Irã
O secretário geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdulah o Badri, expressou nesta quarta (12) seu repúdio às sanções promovidas pelos Estados Unidos e União Europeia (UE) contra o Irã.
Publicado 13/06/2012 14:42
No marco de um seminário com sede em Viena, o servidor público disse que se opõe a qualquer política de embargo contra os membros do grupo. Badri recordou à imprensa que o Irã é fundador da Opep e o segundo produtor mais importante da organização, após a Arábia Saudita.
Os pronunciamentos respondem à posição da UE de aplicar, a partir de junho, restrições ao petróleo de Teerã por considerar que a política nuclear desse país responde a propósitos militares.
No entanto, as autoridades iranianas ratificaram que as investigações nessa matéria só perseguem objetivos de caráter pacífico.
A respeito, Badri expressou sua esperança de que as sanções previstas possam ser evitadas pela via de soluções pacíficas".
Em igual sentido manifestou-se o ministro venezuelano do Petróleo, Rafael Ramírez, ao condenar as medidas e recordar que "as sanções, as ameaças e inclusive a agressão militar se converteram nas ferramentas principais para resolver desacordos internacionais, especialmente o petróleo".
Fonte: Prensa Latina