Iranianos e europeus conversam sobre programa nuclear

As autoridades da União Europeia e do Irã se reúnem nesta terça (12) na tentativa de fechar um acordo sobre o conteúdo das discussões marcadas para 18 e 19 de junho em Moscou, na Rússia, sobre o programa nuclear iraniano.

A iniciativa foi confirmada pela chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que disse ter conversado por telefone com o negociador iraniano, Said Jalili.

A conversa ocorreu às vésperas de uma reunião, na França, dos diretores políticos do grupo P5+1 (formado pela Alemanha, China, Rússia, França, o Reino Unido e a União Europeia) e do Irã. Nos últimos anos, os iranianos são alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares em decorrência de acusações não comprovadas de irregularidades envolvendo o programa nuclear do país.

As autoridades do Irã negam que seu programa tenha fins bélicos e insistem que ele serve apenas a fins pacíficos e civis. Para o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e assessores, as suspeitas levantadas pelas potências ocidentais são motivadas por razões políticas e econômicas.

Com Agência Brasil