Itamaraty concede asilo a senador boliviano

Nesta sexta-feira (8) o Itamaraty publicou uma nota em que anuncia a concessão de asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, que faz oposição ao governo do presidente Evo Morales.

Molina estava há uma semana abrigado na Embaixada brasileira em La Paz e, para pedir o asilo ao Brasil, alegou estar sofrendo perseguições políticas por parte do governo boliviano.

Leia também:
Bolívia: senador espera com cautela decisão sobre asilo no Brasil
Senador boliviano acusado de corrupção pede asilo ao Brasil
 

Ex-governador do departamento (província) de Pando, na fronteira com o Brasil, o senador é acusado por autoridades locais de diferentes irregularidades.

Uma reportagem do jornal La Razón, de La Paz, diz que o senador tem pelo menos 20 processos na Justiça, nos tribunais de La Paz, Santa Cruz, Sucre e Cobija, que se referem principalmente a acusações de desacato, venda de bens do Estado e corrupção.

Em sua curta nota oficial, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil diz que “o governo brasileiro decidiu conceder asilo ao nacional boliviano Roger Pinto Molina, à luz das normas e da prática do Direito Internacional Latino-Americano e com base no artigo 4.º, inciso X, da Constituição Federal”.

Da Redação do Vermelho