México: Obrador critica ex-presidente por anunciar troca de apoio

O candidato de esquerda à Presidência do México, Andrés López Obrador, classificou nesta segunda-feira (04) como "canalhice" o ex-presidente Vicente Fox (2000-2006), do governista PAN (Partido Ação Nacional), anunciar apoio ao candidato do Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

López Obrador, do PRD (Partido da Revolução Democrática), considerou que "não é possível que Fox 'pechinche' o apoio à candidata" do PAN, Josefina Vázquez Mota, "e de maneira oportunista apoie" Peña Nieto. "Isso é uma imoralidade", acusou o candidato de esquerda, acrescentando que "o ato infame e vil não corresponde ao que deve ser a democracia, nem ao que pensaram os fundadores do PAN".

Leia também:
México: Obrador sobe em pesquisa e chega perto de Enrique Peña
México: Com apoio do #YoSoy132, Obrador sobe em pesquisa
 

Fox venceu as eleições em 2000 ao derrotar o PRI, legenda que tinha governado o México ininterruptamente desde 1929. A declaração do ex-presidente gerou mal-estar com o dirigente nacional do PAN, Gustavo Madero, que afirmou nesta segunda-feira (4) que os comentários de Fox o deixaram "muito surpreso e muito desconcertado".

Obrador vem crescendo nas pesquisas e está com 34% das intenções de voto, ante 38% de Peña Nieto. Desde o início da semana pesquisas vêm mostrando uma redução da distância entre os candidatos.