BNDES anuncia redução de juros para capital de giro de empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) a redução das taxas de juros para linhas de financiamento de capital de giro das empresas. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Luciano Coutinho.

No âmbito do Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda, as taxas de juros foram cortadas de 9,5% ao ano para 6% (para micro e pequenas empresas) e de 9,5% para 6,5%, para as de porte médio. Para as grandes empresas, a nova taxa é 8%, ante 10%.

Os empréstimos com as novas taxas podem ser feitos até 31 de dezembro deste ano. Estão disponíveis R$ 14 bilhões, sendo R$ 3 bilhões para médias e grandes empresas e o restante para as micro e pequenas. O prazo de pagamento é 36 meses, com 12 meses de carência.

O corte das taxas de juros é uma das medidas determinadas pela presidenta Dilma Rousseff para estimular a economia e chega depois de o índice que mede o crescimento do país, o Produto Interno Bruto (PIB), crescer 0,2% no primeiro trimestre de 2012.

Caixa amplia prazo

A Caixa Econômica Federal anunciou ter ampliado o prazo do parcelado com juros do cartão de crédito de 36 para 48 meses. Os clientes podem realizar compras nos estabelecimentos credenciados às bandeiras MasterCard e Visa com prazos ampliados e aproveitar as taxas de 0,89% ao mês para o Cartão Azul Caixa, e 1,90% ao mês para os demais cartões.

Como a linha de crédito para essa modalidade de pagamento está vinculada ao limite do cartão, o processo é rápido e sem burocracia: basta que o cliente solicite no momento da compra o pagamento por meio do parcelado com juros.

Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, esta é mais uma ação que vem ao encontro do Programa Caixa Melhor Crédito, que tem por objetivo facilitar o acesso do consumidor ao crédito, estimular o consumo de forma consciente e alavancar a competitividade do mercado.

Com informações da Agência Brasil