Embratur estuda roteiros inspirados na história da cultura negra
Destinos deverão ser incluídos nas propostas de turismo apresentadas pela Embratur internacionalmente
Publicado 04/06/2012 16:38 | Editado 04/03/2020 16:47
Flávio Dino, presidente da Embratur, e Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Fundação Cultural Palmares, se reuniram para estudar a inclusão da cultura afro-brasileira nos roteiros turísticos que a Embratur formata para apresentar o mercado internacional. Os roteiros seriam baseados em momentos importantes da história da cultura negra no Brasil, principalmente os ligados à história da luta contra a escravidão.
“A busca pela memória familiar e também social e histórica é sempre um grande motivador de viagens em todo o mundo”, avaliou Dino, que completa: “Será muito interessante poder intensificar essa conexão Brasil-África e também apresentar esse roteiro a turistas de outros continentes que vêm visitar o Brasil”. Entre 2010 e 2011, o volume de voos entre Brasil e África do Sul subiu 7%, e entre Brasil e Cabo Verde, 7,15%.
Na ocasião, o presidente da Fundação Palmares destacou áreas quilombolas reconhecidas pelo governo federal, como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). Na região, existiu a maior área quilombola do período colonial brasileiro, com cerca de 30 mil pessoas.
Fonte: Mercados e Eventos