Eleição 2012: PCdoB de Maracanaú reúne seus pré-candidatos
O PCdoB de Maracanaú reuniu no último final de semana os Pré-Candidatos do Partido para reafirmar o projeto eleitoral deste pleito. Atualmente o PCdoB tem apenas um vereador na Câmara Municipal, eleito presidente da Casa Legislativa, Chico Barbeiro, que além de ter sido o mais votado da coligação da eleição passada com 2.214 votos, esteve também entre os 10 mais bem votados no município, ocupando a 7ª posição.
Publicado 04/06/2012 09:38 | Editado 04/03/2020 16:29
Para as eleições deste ano, o desafio do PCdoB é ampliar sua representatividade na Casa Legislativa Municipal. Para isto conta com um time de pré-candidatos das mais diversas frentes populares. Desde as eleições de 2008 que o Comitê Municipal trabalha para reforçar e projetar novas lideranças do Partido. O ponto positivo para este novo cenário de ampliação de parlamentares comunistas é o aumento no número de vereadores em Maracanaú, passando de 13 para 21 vereadores.
Ousadia
Esta é a palavra mais recorrente entre os filiados do PCdoB em todo o Brasil, tentando garantir uma maior expressão do partido nas eleições municipais. Na capital o Partido deseja emplacar a candidatura do Senador Inácio Arruda, despontando em primeiro lugar em todas as pesquisas realizadas. Para o Estado, a legenda busca a reeleição dos atuais prefeitos, bem como fazer sucessores onde o Partido detém o cargo de chefe do executivo. Há ainda a expectativa de apresentar novas candidaturas ao cargo de Prefeito, assim como compor as chapas majoritárias, apresentando nomes para vice-prefeitos.
Em Maracanaú não existe a definição da candidatura a Prefeito, onde o atual gestor Roberto Pessoa (PR) aguarda o melhor momento para apresentar seu sucessor, esperado por todos os partidos da base aliada para esses dias. No entanto ainda existe a possibilidade de o PCdoB compor a chapa majoritária com o atual vereador Chico Barbeiro, dependendo das articulações e acomodações com os partidos da aliança.
O PCdoB dispõe ainda da ex-Secretária de Assistência Social de Maracanaú, Ieda Castro, que tanto pode ser um nome para vice-prefeita, como pode concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
Atualmente o PCdoB reúne forças necessárias para eleger, no mínimo, dois vereadores comunistas. A ideia é lançar chapa própria para vereador, apresentando até33 candidaturas. Segundo o Presidente Municipal, Chico Barbeiro, o PCdoB tem condições de eleger dois vereadores em chapa própria, podendo assumir a vaga quatro candidatos, numa situação de algum eleito assumir Secretaria no Poder Executivo, dando chances as nossas lideranças.
Outro fato positivo é que todos os candidatos disputam com reais chances de serem eleitos, podendo superar as expectativas da Direção Municipal. Se a estratégia for de coligação, hipótese que não é descartada, serão procurados os partidos que mantém alianças históricas, como o PT, ou mesmo avançar numa coligação em que todos os coligados saiam fortalecidos.
Etapa preparatória para a Convenção Municipal
Como objetivo de realizar a maior Convenção Municipal de todos os tempos, o Comitê Municipal organizou uma plenária com todos os coordenadores de bases na última quinta-feira (31/05), instruindo para uma grande mobilização em torno da Convenção, discutindo com todos os filiados o Projeto Eleitoral do PCdoB de Maracanaú.
Após a plenária ficou definida uma agenda de reuniões de bases com meta de alcançar todos os 600 filiados em Maracanaú, finalizando com uma Convenção Municipal bem organizada e de grandes repercussões políticas na cidade.
De Maracanaú,
Andrerson Rafael