Chilenos declaram solidariedade ao povo saaraui
Parlamentares e autoridades acadêmicas do Chile incitaram ao Estado para gerar ações a favor do reconhecimento da independência do povo saaraui, em seminário organizado pela vice-presidência do Senado, em Santiago.
Publicado 01/06/2012 11:54
Na abertura do evento sob o tema “Política exterior chilena e sua dívida com o povo saaraui” o vice-presidente do Senado, Alejandro Navarro, lamentou que a embaixada do Marrocos no Chile difundiram um comunicado para a imprensa com desqualificações até a iniciativa solidária.
Os participantes concordaram na " grande dívida que o Estado Chileno tem em matéria de reconhecimento da República Árabe Saaraui Democrática (RASD)” , disseram que o reconhecimento da RASD deve efetuar-se pelas mesmas razões de princípios que levaram o Chile a reconhecer o Estado Palestino.
Destacaram a necessidade de exigir que se cumpram as numerosas resoluções da ONU para a realização do referendo de autodeterminação do Saara Ocidental, denunciar as constantes violações ao direitos humanos do povo saaraui e a urgente necessidade de materializar projetos e ações concretas de cooperação humanitária nos acampamentos de refugiados.
Advertiram também sobre “ a dívida da sociedade chilena em gerar ações de solidariedade internacionalista e de sensibilização e conscientização frente a justa luta do povo pela sua autodeterminação e descolonização definitiva frente a ocupação ilegal de seu território".
Assistiram ao fórum solidário o embaixador na missão da RASD, Mohamed Laarosi junto aos embaixadores Nourrdine Yazid (Argélia), María Luisa Robleto (Nicarágua), María Lourdes Urbaneja (Venezuela), Ileana Díaz-Argüelles (Cuba) y Duduzile Moerane- Khoza (África do Sul).
Como congressistas interviram Carlos Parker, embaixador do Chile na Bulgária e Romênia; Cristián Fuentes, da Fundação Chile 21 e Esteban Silva, presidente da Associação Chilena de Amizade com a RASD, entre outros investigadores e acadêmicos.O embaixador na missão da RASD agradeceu aos organizadores e participantes do evento pelas iniciativas solidárias com a luta do povo saaraui.
Fonte: Prensa Latina