Enem poderá bater recorde em 2012 com 6,5 milhões de inscrições
O número de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 já superou 1 milhão e, neste ano, o Ministério da Educação (MEC) estimativa aumentar em cerca de 5% o número de inscritos em relação ao último exame, passando de 6.221.707 para cerca de 6,5 milhões. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31) pelo ministro Aloizio Mercadante.
Publicado 31/05/2012 16:46
Apesar do grande número de inscritos, o MEC estima que cerca de 15% não paguem a taxa de R$ 35 e não compareçam à prova. De acordo com o ministro, ainda não houve registro de problemas operacionais ou no processo de inscrição até o momento.
O mais recente balanço do órgão registra 1.597.643 de estudantes inscritos para a realização do exame, dos quais mais de 614 mil são alunos de baixa renda. Entre os inscritos, 985 mil já concluíram o Ensino Médio.
As inscrições vão até 15 de junho e devem ser feitas somente no hotsite na internet. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os demais devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio de boleto gerado na inscrição.
O edital com informes sobre a realização do Enem 2012 e estabelece prazos e procedimentos dessa edição do exame foi publicado na sexta-feira (25), no Diário Oficial da União.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sendo que no primeiro dia os participantes terão quatro horas e meia para responder as questões de ciências humanas e da natureza. Já no segundo dia, as provas serão de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Desde quando começou, em 2009, o Enem vem ganhando importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais, estabelecendo assim, um novo modelo de ingresso na universidade. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
Da redação com agências